Javier Milei toma posse como presidente da Argentina

"A política é para servir o cidadão, não o contrário", afirmou o presidente em seu primeiro.|Foto: Reprodução, via SBT News
"A política é para servir o cidadão, não o contrário", afirmou o presidente em seu primeiro.|Foto: Reprodução, via SBT News

O Congresso Nacional empossou Javier Milei presidente da Argentina um pouco antes do meio-dia deste domingo (10). Sob gritos de “Liberdade”, em referência ao nome do partido do libertário “La Libertad Avanza”, e vaias direcionadas à Cristina Kirchner, Milei fez seu juramento e recebeu a faixa presidencial das mãos do ex-presidente Alberto Fernández.

Posteriormente, ele e a vice-presidente, Victoria Villarruel, assinaram os termos de posse. Enquanto a vice discursou no Congresso, Milei quebrou protocolos e discursou para seus apoiadores na escadaria da casa legislativa.

“Hoje começa uma nova era na Argentina. Hoje damos por terminada uma longa e triste história de decadência e começamos o caminho da reconstrução do nosso país”, disse.

“Os argentinos, de forma contundente, expressaram uma vontade de mudança que já não tem retorno. Não há retorno. Hoje enterramos décadas de fracassos e disputas sem sentido. Começa uma era de paz e prosperidade, de liberdade e progresso”, discursou o presidente.

Em seu discurso, Milei também afirmou que recebeu a “pior herança de um governo na história” e prometeu lutar contra a inflação com “unhas e dentes”.

“Tal como a queda do Muro de Berlim marcou o fim de uma era trágica para o mundo, estas eleições marcaram o ponto de virada da nossa história”, afirmou. “Nenhum governo recebeu uma herança pior do que a que estamos a receber”.

Javier Milei finalizou o discurso às 12h50, e se direcionou à Casa Rosada, residência oficial da presidência, em carro aberto. No local, ele irá recepcionar delegações estrangeiras, incluindo o chanceler brasileiro Mauro Vieira — que representa o Brasil na posse. Posteriormente, ele irá até a Catedral Metropolitano de Buenos Aires para um culto ecumênico.

O presidente então volta para a Casa Rosada e empossa seus ministros. Ainda não se sabe se serão 8 ou 9, já que Milei afirmou durante a campanha presidencial que irá extinguir o Ministério da Saúde. Após a posse do governo, Milei vai para o Teatro Colón, principal casa de ópera do país, para assistir uma versão enxuta da ópera Madame Butterfly, do italiano Giacomo Puccini.

 

Com informações do SBT News.

Confira as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram

 

Leia mais:

Ultraliberal Javier Milei rompe polarização na Argentina e é eleito presidente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *