Geração de mídia com dados dos candidatos para as urnas começa hoje (18)

Divulgação
Divulgação

Depois da lacração dos sistemas eleitorais realizada na última semana pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), agora é a vez do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) começar a gerar as mídias que irão compor os dados oficiais dos candidados.

O procedimento tem iníco nesta quarta-feira (18), às 13h em Campo Grande, em evento aberto ao público realizado pelo TRE-MS no Depósito de Urnas localizado na Rua Delegado José Alfredo Hardman Vianna, 184, Jardim Veraneio (em frente ao Fórum Eleitoral).

Serão preparadas aproximadamente 20 mil mídias de votação e mídias de contingência, incluindo as mídias especiais. A previsão é que os trabalhos sigam até o dia 22 de setembro.
Através deste procedimento, cada urna, até então sem dados, é configurada para determinada sessão eleitoral. Primeiro, o servidor da Justiça Eleitoral insere um cartão de memória, na urna contendo os dados, entre eles, nome do candidato, cargo que disputa, número de identificação e as inscrições eleitorais dos eleitores que votam na referida sessão.

Em seguida, é realizado o teste da urna para verificar se seus dispositivos estão funcionando, como o teclado, visor, impressora e avisos sonoros como forma de verificar se o funcionamento está adequado. Na sequência, a urna eletrônica é lacrada fisicamente, aguardando a data para ser encaminhada para a seção eleitoral.

As cerimônias de geração das mídias e preparação das urnas realizado na sede dos cartórios eleitorais, é feito por meio do sistema GEDAI-UE (Gerenciador de Dados, Aplicativos e Interface com a Urna Eletrônica)seguem a Resolução TRE-ES nº 24/2024.

Os trabalhos serão presididos pelo Dr. Vitor Guibo, juiz presidente da Comissão de Geração de Mídias do TRE-MS. Para o ato, foram convocados também representantes do Ministério Público, OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), fiscais de partidos políticos e coligações.

Trabalhos em três formatos:
• Mídia de carga: contém as informações necessárias para a preparação da urna eletrônica, como o número da seção eleitoral, a lista de eleitores aptos a votar e a lista dos candidatos que concorrerão às eleições;
• Mídia de votação: é preparada para armazenar os votos da seção eleitoral durante a votação;
• Mídia de resultado de votação: é preparada para gravar o resultado da seção eleitoral no encerramento da votação, que será enviado para a totalização.

O TRE-MS finalizou, em agosto, a entrega de aproximadamente 6 mil urnas eletrônicas que serão utilizadas nas eleições municipais de 2024. A distribuição, que teve início em 1º de agosto, para as 7.251 seções eleitorais das 49 zonas eleitorais do estado. A urna trabalha com dois tipos de mídia: uma em formato de cartão de memória, também conhecido como flash card, e outra em formato exclusivo da Justiça Eleitoral conhecida como memória de resultado, uma espécie de pendrive.

 

Confira as redes sociais do O Estado Online no  Facebook e Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *