Federação entre PT, PC do B e PV é aprovada pelo TSE

Foto: Divulgação/TSE
Foto: Divulgação/TSE

O registro da FE Brasil (Federação Brasil da Esperança), integrada pelo PT, PCdoB e PV, foi aprovado ontem (24) pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A partir de agora, durante os quatro anos da próxima legislatura (2023-2026), as agremiações atuarão em conjunto como um único ente partidário.

Essa é a primeira decisão do tribunal que aprova a formação de uma federação de legendas para a disputa do pleito de outubro.Os partidos tomaram a decisão em março, porém ela precisava da validação oficial da Justiça Eleitoral. A lei que criou as federações partidárias foi aprovada em agosto do ano passado no Congresso.

Com a norma, os partidos que se unirem em uma federação devem permanecer juntos por, no mínimo, quatro anos, período dos mandatos. Contudo, cada legenda continuará com sua autonomia e seus números na urna eletrônica.

Em geral, a medida é utilizada por pequenos partidos que buscam fugir das cláusulas de barreira e usam o modelo de federação antes de eventual fusão ou incorporação definitiva.

Acesse também as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *