Nas eleições deste ano, os eleitores terão um tempo extra para conferir os votos na urna eletrônica. Segundo informações divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pela primeira vez, a urna liberará a confirmação do voto (no botão verde “confirma”), após 1 segundo do preenchimento completo dos números dos candidatos para cada cargo em votação.
“A cada uma das cinco confirmações de voto, a urna emitirá um som breve. Ao fim, depois da escolha do candidato a presidente, o aparelho emitirá o clássico som, mas por um período mais longo”, explicou, o tribunal. O objetivo dessa nova medida é estimular a conferência do voto e impedir que o eleitor confirme sem querer.
Eleições
O primeiro turno das eleições gerais de 2022 será realizado no dia 2 de outubro, domingo. Se houver um segundo turno, ele será realizado no dia 30 do mesmo mês. Ao todo serão escolhidos candidatos para cinco cargos.
O primeiro voto é para deputado federal, com 4 dígitos. Após isso, o voto é para deputado federal, ou distrital, com 5 dígitos. Depois, vem a escolha para senador, com 3 dígitos. Em seguido aparece a votação para governador, com dois dígitos. A votação é finalizada com a escolha para presidente da República, com 2 dígitos.
Se você ainda está inseguro na hora de votar ou esqueceu como é o processo na urna, o portal oficial do TSE disponibiliza um simulador de votação, já contando com o novo tempo para a confirmação do voto.
Veja também: Saúde da rainha Elizabeth 2ª preocupa médicos; família é convocada
Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.