Dr. Victor Rocha faz prestação de contas da Casa Rosa na Câmara

Foto: Divulgação/Assessoria
Foto: Divulgação/Assessoria

O vereador Dr. Victor Rocha (PP) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Campo Grande, durante a Sessão Ordinária de terça-feira (24) para prestar contas do seu projeto Casa Rosa, que completou seis meses de funcionamento.

Satisfeito com os resultados obtidos, com os serviços prestados pela Casa Rosa, Dr. Victor Rocha expôs os números alcançados em seis meses de atuação, “São 2100 atendimentos (entre primeira consulta e retorno). Mais de 350 mamografias, mais de 600 exames de ultrassonografia na hora e mais de 250 biópsias. Em seis meses de atuação, conseguimos diagnosticar 32 casos de câncer de mama de mulheres que estariam aguardando por uma consulta com mastologista”.

Victor Rocha disse que além de zerar a fila de espera conseguiu lidar com o grande vilão: o câncer de mama. “Temos muito que agradecer o apoio dessa Casa, pois estamos falando de uma doença que é o câncer mais comum na mulher e apresenta maior mortalidade, tirando o câncer de pele não melanoma, que é o mais frequente.  Hoje no país, nós temos a maior mortalidade em função do câncer de mama. E o câncer de mama, quando eu faço o diagnóstico de tumor abaixo de 2 cm a chance de cura é mais de 90 a 95%. E é isso que a Casa Rosa tem feito, fazendo o diagnóstico no início e dando a possibilidade de cura a todas essas mulheres”, enfatizou o parlamentar que é médico mastologista há 18 anos.

O desafio para zerar a fila de espera no SUS foi superado com a ampliação de vagas para consulta em mastologia em 320 vagas/mês, além deste serviço oferecer um atendimento integrado com exames de imagem (ultrassonografia e mamografia) e patologia, com resultado de biópsia e imuno-histoquímica em uma semana.

O câncer de mama é o que mais atinge mulheres no Brasil. Em 2020 foram registrados 66.280 mil casos novos da doença no Brasil e 850 casos novos no Mato Grosso do Sul, com taxa estimada de 17,12 casos para cada 100 mil mulheres, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer).

O Dr. Victor Rocha exemplificou o caminho traçado pela mulher que busca atendimento com mastologista no Sistema Único de Saúde (SUS), que em média são dois anos entrando em filas para conseguir obter o resultado de positivo ou negativo para câncer de mama. “Hoje o que acontece no SUS é uma fragmentação do serviço, ou seja, entra na fila de regulação para marcar a consulta com o mastologista, depois, precisa entrar na fila para fazer o exame, se precisar de biópsia, também volta pra fila, até que em posse dos resultados retorna ao médico e só então é encaminhada para tratamento. A Casa Rosa proporciona um ambiente integrado, onde é possível passar por consulta com mastologista e exames de mamografia, ultrassom de mamas e biópsia em um único dia, com a mesma agilidade e eficiência da rede particular de saúde, garantindo que o câncer de mama seja diagnosticado em até sete dias com resultado da biópsia, possibilitando diagnóstico precoce e tratamento em tempo hábil”, pontuou.

Victor Rocha foi aparteado pelos vereadores, professor André Luis (REDE), Marcos Tabosa (PDT) e Ronilço Guerreiro (PODEMOS), recebendo congratulações pelo trabalho realizado na Casa Rosa, que o qualificam para ocupar cargos nas secretarias de saúde.

“Fico emocionado toda vez que o vejo falar, pela competência que o senhor tem, pela dedicação e pela responsabilidade. Eu torço de verdade para que o senhor possa se tornar o nosso secretário estadual de saúde. Com pessoas com a competência do senhor, engajados, dedicados, com conhecimento de causa, a história do Mato Grosso do Sul ia ser diferente. Parabéns pelo seu trabalho. Tenho certeza absoluta que Deus ilumina seus caminhos, pelo brilhante desempenho das suas atividades”, disse professor André Luis.

“Dr. Victor Rocha, sempre parabenizo ao senhor. Nós temos aqui na Câmara, nobres pares, excelente quadro. Dr. Victor Rocha é um excelente quadro para ser nosso secretário municipal de saúde. O Projeto da Casa Rosa é um exemplo de competência, de seriedade, de compromisso com a saúde, compromisso com o cidadão. E o PDT se orgulha de participar disso, sempre na construção. É um orgulho o PDT participar da construção da Casa Rosa (se referindo à emenda parlamentar destinada pelo deputado federal, Dagoberto Nogueira – ex-PDT)”, pontuou Tabosa.

“Dr. Victor, meu carinho, admiração e respeito pelo seu trabalho e por sua luta. Quem tem câncer tem pressa. E o câncer não é um ponto final, é um ponto e vírgula, que essa Casa que o senhor está brilhantemente trabalhando, ajudou e está ajudando muita gente. Eu vim aqui agradecer ao senhor pelos atendimentos realizados na minha irmã e em uma amiga que estava desesperada, precisando de uma luz. É só que tem câncer na família, sabe o desespero que é o atendimento, a importância que tem o acolhimento. Por isso, gratidão. Gratidão é quando o coração diz: obrigado. Obrigado pelo projeto, obrigado por essa Casa e obrigado por sua luta, que é de todos nós”, agradeceu Ronilço Guerreiro.

Victor Rocha agradeceu pelos apartes e a todos que acreditaram na Casa Rosa, deixando uma mensagem: “Hoje estou como presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia Regional de Mato Grosso do Sul, a Casa Rosa vai servir de modelo para o país, num modelo em que a paciente chega para consultar em uma única vez. Pois ela chega para a consulta e tem tudo o que ela precisa para ter o seu diagnóstico. Com tudo rápido e integrado. Portanto, está mais que provado que é possível fazer um SUS de qualidade”.

Para as pessoas que desejam ser atendidas na Casa Rosa, basta procurar uma unidade de saúde próxima a sua residência e pegar o encaminhamento ao ambulatório de mastologia do Dr. Victor Rocha.

Os atendimentos são realizados nas tardes de quinta e sexta-feira no ambulatório da Maternidade Cândido Mariano, localizado na Rua Vinte Cinco de Dezembro, nº 509 em Campo Grande.

Com informações da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *