Confira a coluna “Segredos de Estado” por Laureano Secundo

Laureano Secundo
Foto: Valentim Manieri

Último vôo

O PSDB nasceu durante a avalanche de partidos que se deu no Brasil logo após a redemocratização, a partir de uma dissidência do PMDB e sob a inspiração no neoliberalismo que era onda da política mundial. Tendo como símbolo a ave Tucano, teve seu apogeu com a eleição de Fernando Henrique Cardoso e, no cenário nacional, entrou em declínio com a ascensão do extremismo de direita.

Nesta semana ou no mais tardar na próxima, pode ser decretado o partido a quem se dá o crédito da modernização de parte da economia brasileira, principalmente com a consolidação do Plano Cruzado, maior herança dos anos de ditadura que explodiu durante o Governo José Sarney. Deve ficar na história do país sempre que se falar de Mário Covas, Franco Montoro, José Rocha, José Serra e outros.

Confusão

A maior confusão ainda está por vir dentro do PSDB na disputa por uma vaga na chapa para a Câmara Federal. Saber quem vai sobrar é a principal tarefa da cúpula de estrategistas da candidatura do Governador Eduardo Riedel e tem gente grande na berlinda.

Barbosinha

A acomodação do atual vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, estaria sendo um problemão para os articuladores da campanha pela reeleição do governador Eduardo Riedel. É que já está quase certo que ele não será mais o companheiro de chapa do Governador e que dificilmente poderia concorrer ao Senado e, como a disputa pela Câmara federal está mais que congestionada, então…

Saúde

Piadista de plantão, um dos projetos prioritários para o Governador Eduardo Riedel é buscar a aprovação da PPA para privatizar o Hospital Regional. O problema é que, em ano pré-eleitoral, a resistência à proposta é alta na Assembleia. Muitos acreditam que privatizar vai complicar ainda mais o caótico setor de saúde em Campo Grande e ninguém quer arcar com essa responsabilidade.

Arrepios

Voltou a provocar arrepios no pessoal da esquerda a declaração do ex-governador Reinaldo Azambuja de que o Brasil precisa da liderança do ex-presidente Jair Bolsonaro. A eleição do Diretório Estadual do PT promete ser marcada por declaração de guerra a Reinaldo e Riedel.

Negando as origens

A mídia nacional divulgou que o tucano histórico, hoje vereador em São Paulo, José Aníbal, companheiro de Válter Pereira na resistência à ditadura, pediu que o hoje deputado federal Beto Pereira, filho do Valter, retire a assinatura do projeto de lei que concede anistia aos participantes dos atos golpistas de 8 de janeiro.

Encenção

Tem muita gente apostando que a candidatura da deputada Gleice Jane à presidência do Diretório do PT não passou de uma estratégia para desmobilizar um grupo que se organizava para fazer frente ao deputado federal Vander Loubet e que nunca foi para valer a sua pretensão de presidir o partido.

Meninos eu vi

Na eleição de 1994, após muitas trocas de candidatos, o grupo ligado ao ex-governador Pedro Pedrossian, que lançou inicialmente o ex-conselheiro do Tribunal de Contas João Leite Schimidt como pré-candidato a governador, acabou lançando Waldemar Justus Horns e acabou confirmando Levy Dias como candidato, tendo o então deputado Alberto Rondon como vice. Quando, a certa altura da campanha, se comentou que Pedro Pedrossian não estaria verdadeiramente apoiando Levy Dias, foi Rondon que respondeu.

– Político distribui dinheiro, mas sonega poder.

Frase

O PSDB quer construir um projeto nacional, e um projeto nacional você não constrói sozinho”

Presidente Regional do PSDB de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja.

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

 

Leia mais

Proposta que adequa o processo administrativo de entidades assistenciais será votado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *