Comitê da Primeira Infância do TCE-MS planeja próxima ações

Comitê debate próximas ações do programa da primeira infância
Comitê debate próximas ações do programa da primeira infância

Integrantes do Comitê Intersetorial de Trabalho do Programa Integrado pela Garantia dos Direitos da Primeira Infância do TCE-MS se reuniram na manhã desta quinta-feira, 14 de setembro para avaliar as atividades e planejar as próximas ações. Estiveram presentes o coordenador do Programa, conselheiro substituto Célio Lima de Oliveira; o diretor da Secretaria de Controle, Externo Eduardo Dionizio; a chefe da Diretoria de Comunicação Institucional, Alexandra Oliveira; a coordenadora-geral da Escoex, Sandra Rose Rodrigues, e o chefe da consultoria jurídica do TCE-MS, André Puccinelli Júnior.

O conselheiro substituto Célio Lima de Oliveira apresentou ao Comitê o resultado das visitas técnicas realizadas ao TCE de Rondônia e de Tocantins para conhecer os casos de sucesso e os seus impactos, de forma a verificar como isso pode ajudar na redefinição de objetivos e estratégias para atender todos os itens da Resolução que criou o Comitê. “Dentro dessa reunião conseguimos realinhar alguns posicionamentos, tratar de ações já programadas e definir responsabilidades por suas realizações”.

Em Tocantins, eles conheceram as estratégias utilizadas para conseguir incentivar os prefeitos e o Governo do Estado para fazerem revisões e as alterações nas três peças orçamentárias (PPA; LDO e LOA), conheceram o projeto INOVA TCE, que tem como objetivo promover a inclusão e cooperação integrando a comunicação entre órgãos fiscalizadores e o trabalho de repactuação de obras de escolas e creches que estão paralisadas.

Em Rondônia a equipe foi apresentada ao Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) que tem por objetivo estabelecer condições necessárias para que todos os alunos cheguem ao 5° ano do Ensino Fundamental sem distorção de idade/série e com o domínio das competências de leitura, escrita e cálculo. Também conheceram as ações e sistemas utilizados pela Corte de Contas na área do controle externo, mais precisamente de auditoria financeira.

Ao final da reunião do Comitê, o conselheiro substituto, Célio Lima de Oliveira, disse que um dos próximos passos é entender de que forma será feito o acompanhamento das reformas na Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) e as propostas de construção de creches, ou retomadas de obras que estão com obras paralisadas. “Queremos levar esse assunto para a primeira reunião técnica do Comitê ampliado que conta com a participação do TJMS, MPMS, Defensoria Pública e Assomasul, que deve acontecer no início de outubro”.

Leia mais: TCE-MS faz força-tarefa para zerar processos de contas de gestão e governo

TCE-MS faz força-tarefa para zerar processos de contas de gestão e governo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *