Audiência Pública: Rodolfo Nogueira reúne representantes do agro para debater securitização no campo

Foto: divulgação
Foto: divulgação

Na tarde desta terça-feira (01) o deputado federal Rodolfo Nogueira (PL-MS) promoveu Audiência Pública para debater a securitização das dividas dos produtores rurais do estado de Mato Grosso do Sul. Estiveram presentes vários representantes de entidades, sindicatos e associações do agronegócio.

“Muito conteúdo técnico apresentado nessa audiência e com o objetivo de buscar soluções para produtores rurais em relação ao endividamento”, explicou Nogueira.

O parlamentar alertou que o tema é “sensível e urgente” e que a presença de todos os representantes do agronegócio que participaram da audiência “foi fundamental” para pressionar o governo federal para que apresentem soluções em relação ao endividamento dos produtores rurais.

“O endividamento de MS atingiu níveis alarmantes e a gente sabe a importância desse debate para pressionar o governo federal. O produtor rural está com o psicológico abalado a cada semana que passa e a gente sabe da dificuldade. A palavra de ordem para essa audiência é a urgência”, afirmou o parlamentar.

Nogueira alertou sobre o preço dos alimentos e dos custos de produção. “O preço do nosso produto caiu demais e, ao contrário do salário mínimo, que teve reajuste, o soja caiu, o diesel aumentou, os custos de produção estão muito caros, juros alto, política contrária ao produtor rural”, reforçou.

Outro alerta de Nogueira, que também é produtor rural, é sobre o números de suicídios entre os produtores. “Aumentou consideravelmente, estamos entrando em um colapso no agro e por esse motivo é necessário esse debate”, declarou.

Rodolfo Nogueira convidou os 79 presidentes dos sindicatos rurais do estado para participarem do debate. O senador mais votado do Rio Grande do Sul Luís Carlos Heinze participou da audiência. Na oportunidade, Nogueira pediu para que o senador tivesse uma atenção maior em relação ao PL 2601/2025 que foi aprovada na Câmara dos Deputados e segue para ser apreciado no Senado. O projeto prevê aumentar o tempo de securitização das dívidas dos produtores rurais. Na atual legislação, a prorrogação é de 25 anos, porém a proposta prevê 14 anos. “Sabemos que é pouco, em relação ao anterior, mas temos que trabalhar com a realidade. Peço que o senhor possa colocar Haddad e Favaro frente a frente”.

Convidados

Um dos convidados que participou da Audiência Pública sobre Securitização das Dívidas dos Produtores Rurais foi o presidente da Associação dos Produtores de Soja de MS Jorge Michelc que parabenizou Nogueira pela iniciativa.

“Importante demais essa audiência para demonstrar o problema que MS está enfrentando, pois no dia 31 de março pagaremos a última parcela. Enfrentamos mudanças climáticas, pandemias. Precisamos debater uma nova securitização, novo alongamento de dívidas e sobre a ausência de políticas públicas que forneçam segurança ao produtor”, afirmou Jorge Michelc.

Fabio Caminha, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) também esteve presente e alertou sobre monitoramento de safra feito pela instituição, no MS. “São 4,2 milhões de hectares com crescimento de 5.2%, produtividade baixa, perdemos 22% em produtividade da safra passada”, afirmou, alegando falta de incentivo no setor.

Marco Antonio Guimarães do Sindicato de Maracaju também participou e lembrou da importância da população entender mais sobre como funciona o agronegócio.

A audiência durou mais de três horas e a próxima ação de Nogueira, que também é presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR), será a convocação da ministra do Meio Ambiente Marina Silva que está marcada para amanhã (02), às 10h. A ministra terá que se explicar sobre o aumento das queimadas na Amazônia, bem como sua participação em manifestação promovida por movimento de invasores de terras.

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *