Começa a ser testado, na sessão ordinária desta quinta- -feira (13), o novo painel de votação instalado no plenário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Os deputados já estão fazendo a biometria e receberão uma senha individual, que permitirá a eles participar da votação, mesmo que remotamente, de forma rápida e segura.
Segundo o diretor de Informática da Alems, Enio Marcelo Buzaneli, já foi feita a digitalização do plenário, instalados placares de LED que vão mostrar todas as votações, a presença dos parlamentares e tem entrada multimídia para mostrar slides, banners e vídeos, além de integrar o deputado que estiver participando via sistema Zoom. Cada parlamentar terá um microfone individual em sua mesa, assim como os totens de votação.
Segurança
Nessa quarta-feira (13), integrantes da Mesa Diretora conheceram o primeiro dos três equipamentos de raio X que serão instalados para o controle de entrada e saída, na Assembleia Legislativa. Os equipamentos conseguirão detectar armas de fogo ou artefatos proibidos.
Segundo o diretor de Segurança e Informação da Alems, tenente-coronel Wilson Sérgio Monari, os agentes de segurança passarão a portar rádios comunicadores, que facilitarão o deslocamento deles em caso de necessidade.
Numa próxima etapa, serão disponibilizados crachás individuais aos visitantes, com registro de entrada e saída, o mesmo que será utilizado aos servidores, que já têm o crachá funcional.
A Mesa Diretora acompanhou o teste de funcionamento do novo equipamento de segurança. “Amanhã também teremos o teste de todo o novo sistema informatizado em funcionamento aqui no Plenário, trazendo modernidade, segurança e muitas funcionalidades para todas as etapas do processo legislativo”, afirmou o presidente, Gerson Claro (PP).
Quanto ao novo sistema de entrada na Casa de Leis, Enio Buzaneli complementou que, em uma próxima etapa, também serão disponibilizados crachás individuais aos visitantes, com registro de entrada e saída, o mesmo que será utilizado pelos servidores, que já possuem o crachá funcional. (Com informações da Alems).
Por – Alberto Gonçalves
Confira mais notícias na edição impressa do Jornal O Estado do MS.
Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram