O período não durou nem uma “gravidez” completa, e em pouco mais de 7 meses o titular da Secic (Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura), João César Mattogrosso (PSDB), deixa a pasta estadual para retornar ao cargo de vereador – voltando assim aos trabalhos na Câmara Municipal de Campo Grande já para 2022.
O anúncio veio dele próprio, confirmando que em fevereiro já estará de volta ao Legislativo campo-grandense. Entretanto, a suspeita do seu futuro na política ainda é incerto. Há a possibilidade de pleitear ao cargo de deputado estadual nas eleições do ano que vem.
Em dez de maio de 2021 foi quando João César assumiu a pasta reativada (antes subsecretaria), isso após aprovação da reforma administrativa no Estado. O nome dele veio em “especial” pelo governador Reinaldo Azambuja.
Suplente de Mattogrosso na Câmara, o vereador Ademir Santana (PSDB) assumiu a cadeira seis dias antes – porém mal deu nem tempo de se acomodar direito. Na “dança das cadeiras”, ainda existe a possibilidade de Santana assumir a pasta municipal do Esporte, a Funesp (Fundação Municipal de Esporte). Seu nome é cotado pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD) após saída “repentina” (mas não nos bastidores da política) do também peessedebista Claudinho Serra.
Ao pedir exoneração do cargo, o jovem político disse estar em momento de “reflexão” e que considera necessário “estar mais perto da sua família” – motivos pessoais. Desde 1º de dezembro, a Funesp está sendo administrada interinamente.
Voltando à saída de Mattogrosso do Governo do Estado, ainda não foi definido o novo nome que assumirá a vaga aberta na vaga da Secic. O mesmo vale para a Funesp. Contudo, tudo deve ser definido possivelmente até o fim deste ano.