Adriane Lopes participa em Brasília de debate sobre políticas de Cuidado e se reúne com integrantes da bancada federal

Foto: Assessoria
Foto: Assessoria

As mulheres na liderança das políticas de cuidados – com os cidadãos – foi o tema do Painel do segundo e último dia do “II Encontro Nacional de Prefeitas – Mulheres na vanguarda da nova economia”. A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, participou da discussão, ao lado de 40 prefeitas, de diferentes regiões do Brasil, que tem por objetivo debater o desenvolvimento socioeconômico, com foco no cuidado às pessoas, na igualdade e na preservação do Meio Ambiente. O evento, que teve início na segunda-feira (26), foi promovido pelo Instituto Alziras em parceria com a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), Confederação Nacional de Municípios (CNM), a Associação Brasileira de Municípios (ABM), Google.org, além de outras entidades.

Durante a troca de ideias entre as gestões municipais, a chefe do Executivo Municipal de Campo Grande destacou ações já realizadas no município.

“Hoje como Prefeita da Capital de Mato Grosso do Sul, o foco tem sido no desenvolvimento de políticas públicas de Cuidado. Estamos atuando na igualdade e maior participação de mulheres por meio do Fórum Pela Paridade, onde discutimos as políticas públicas, mas também ações que transformam a realidade. Estamos promovendo capacitações para mulheres, trazendo empreendedorismo social, através das políticas de Assistência Social, por meio dos Cras [Centro de Referência de Assistência Social] e equipamentos públicos. Estamos levando oportunidades e capacitações, e assim ampliando a possibilidade de expansão e crescimento das mulheres. Acreditamos que a primeira liberdade de uma mulher tem que ser a financeira. Em Campo Grande, temos a primeira Casa da Mulher Brasileira do país, que hoje aportamos recursos próprios, tornando-a referência para o Brasil, pois acreditamos e defendemos as políticas públicas para as mulheres”, disse a Prefeita durante o Painel de Cuidados.

O evento teve a participação de autoridades de Ministérios, da Organização das Nações Unidas (ONU) – Mulheres e outros segmentos.

Foto: Assessoria

Ainda nessa terça-feira (27), a prefeita de Campo Grande se encontrou com a senadora de Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina; com os deputados federais Rodolfo Nogueira e Marcos Pollon, além do deputado estadual Rafael Tavares, para alinhamento de pautas da Capital.

Foto: Assessoria

“As parcerias com a bancada federal fortalecem a gestão. E elas são fundamentais, garantem que fundos direcionados a Campo Grande sejam empregados de forma eficaz e destinados para ações prioritárias e impactantes na vida das pessoas. A efetividade dessas ações também resgata a dignidade das pessoas”, destacou Adriane Lopes.

Sobre o Encontro de Prefeitas

O encontro propõe conectar a realidade e desafios concretos dos municípios governados por mulheres ao debate internacional sobre políticas de cuidado e transição ecológica e às sinalizações recentes do governo federal nesses âmbitos, tais como a instituição do Grupo de Trabalho Interministerial para a elaboração de uma Política e de um Plano Nacional de Cuidados e os anúncios do Plano de Transformação Ecológica e do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

Além disso, o evento busca proporcionar um espaço de articulação e network entre Prefeitas de diversas regiões do Brasil, valorizando as políticas públicas inovadoras implementadas por seus governos e que vêm demonstrando efetividade na melhoria da qualidade de vida da população.

E na abertura foi realizado o pré-lançamento da websérie “Prefeitas”, que reúne depoimentos sobre as trajetórias, os desafios vividos e o trabalho político das mulheres à frente do poder executivo municipal, destacando a contribuição das Prefeitas brasileiras para a democracia.

Instituto Alziras

Fundado em 2017 por pesquisadoras, gestoras públicas e advogadas, o Instituto Alziras é uma organização social sem fins lucrativos que tem a missão de ampliar e fortalecer a presença de mulheres, em toda sua diversidade, na política e na gestão pública, como parte do necessário processo de aperfeiçoamento da democracia e para a construção de soluções para problemas públicos.

O nome vem a partir da história de Alzira Soriano, primeira mulher a vencer uma eleição no Brasil e a primeira prefeita latino-americana.

Mulheres na gestão

Os cargos de liderança na atual gestão são ocupados majoritariamente – cerca de 70% – por mulheres.

Foto: Assessoria

Já foram lançados pela atual gestão administrativa de Campo Grande, tendo como chefe do executivo Municipal Adriane Lopes, diversos projetos inovadores como o Juntos Pela Escola, que irá revitalizar até 2024 as 205 unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino (Reme); Aprender mais na Reme, que proporciona reforço escolar no contraturno, para recuperação dos alunos pós-pandemia.

E, a revitalização das Unidades de Saúde e o lançamento de novas unidades, como por exemplo, o Centro de Referência da Mulher e da Criança; Complexo de Saúde (Hospital Municipal), com 250 leitos, salas de cirurgia, atendimento e outros; além do Parque Tecnológico e de Inovação, o Parktec CG, o primeiro implantado na capital do Estado onde empresas, centros de pesquisa, universidades e outras instituições poderão se reunir e promover desenvolvimento tecnológico e inovação, sendo um propulsor para a cultura empreendedora e socioeconômica de Campo Grande e de toda a América Latina.

A atual gestão também tem apoiado a realização de grandes eventos e feiras, como por exemplo, a Expograndre, Festival Internacional da Carne, Feira do Bosque da Paz, Jogos de Futebol Amador tanto feminino, quanto masculino, além de shows culturais em praças públicas.

Com informações da Assessoria

Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *