A Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou nesta quarta-feira (26) o Curso de Formação Continuada para a Guarda Civil Metropolitana com foco nas equipes que atuam na Ronda Escolar e GCMs lotados em unidades de educação. Com a participação de cerca de 250 agentes e carga horária de 12 horas, a capacitação tem o objetivo de promover estreitamento de laços entre as secretarias para que a segurança seja cada vez mais efetiva no ambiente escolar.
Abordagem, postura, tratamento dispensado à população e questões ligadas à legislação estão entre os pontos tratados em palestras que serão realizadas hoje e na sexta-feira (28). A Ronda Escolar começou a atuar em 2023, com a finalidade de atender as unidades municipais de ensino no apoio à comunidade escolar, atuando no auxílio em travessias, mediação de conflitos, rondas de perímetro e externas, além de palestras de orientação.
Essa parceria tem dado certo e ganhado destaque nacional. Recentemente, o Projeto Escola Segura, desenvolvido pela Guarda Civil Metropolitana, foi classificado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) para habilitação do Edital Escolas, que visa fortalecer as capacidades institucionais dos órgãos de segurança pública para atuação nas escolas. Foram 789 propostas, segundo a União, com 132 habilitadas, entre as quais está a capital sul-mato-grossense, na 12ª posição.
Leia mais: Escola que sofreu ataque na Capital tem dias tranquilos com reforço da segurança
Escola que sofreu ataque na Capital tem dias tranquilos com reforço da segurança
Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram