Rio Aquidauana atinge 7,20 metros e Defesa Civil emite alerta para o risco de inundações

Rio
Foto: Divulgação/O Pantaneiro

Conforme informações divulgadas pelo site O Pantaneiro, o Rio Aquidauana entrou em alerta após atingir 7,20 metros de profundidade no último sábado (11), em Aquidauana. Segundo o coordenador da Defesa Civil, Mario Ravaglia, a equipe está em alerta para socorrer famílias do bairro Guanandi, que moram próximas do rio. Moram na região cerca de 50 famílias.

Moradores próximos da Ponte Velha também estão em alerta, já que a água está subindo na região, como mostra a foto de um morador da chácara próximo do rio. Eles enviaram algumas fotos para o site O Pantaneiro, que mostram a água se aproximando das residências. Na última sexta-feira (10), o rio estava com 4,20 metros.

De acordo com o prefeito de Aquidauana, Odilon Ribeiro, como forma de prevenção, a situação vem sendo monitorada pela Defesa Civil, bem como pela administração municipal. “Toda a estrutura da prefeitura, como Assistência Social, equipes de obras, estão de prontidão. Já temos um lugar para receber as famílias, se por acaso tivermos desabrigados devido as condições do rio”, informou a O Estado.

Apesar da condição alarmante, o prefeito disse esperar que o rio volte ao normal, assim como nas demais regiões. “As notícias que estamos recebendo são boas. Tivemos informações de nossos distritos, como Camisão e Piraputanga, onde são rios acima, que por lá as águas já estão baixando. Estamos com a esperança de não ter nenhuma família desabrigada desta vez. Felizmente, a chuva deu uma trégua na cidade. Foram mais de 300 milímetros nos últimos cinco ou seis dias, o que, realmente, fez nosso rio subir muito. Mas até o momento está tudo bem e seguiremos em alerta”, concluiu.

Nas redes sociais, a Prefeitura de Aquidauana disponibilizou um telefone para plantão caso a população necessite de ajuda. Interessados podem entrar em contato pelo (67) 99288-3963. Equipes da prefeitura, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estão prontas para auxiliar 24 horas.

A última grande enchente do Rio Aquidauana aconteceu em 2018, quando o nível do rio chegou aos 10,45 metros. À época, casas foram alagadas e carros arrastados pela água. Durante dias, moradores dependeram da ajuda e dos abrigos disponibilizados pela prefeitura. A cidade chegou a ficar isolada e o Exército Brasileiro foi acionado para construir uma ponte sobre a água para permitir a circulação das equipes de socorro.

Segundo informações repassadas pelo meteorologista Natálio Abrahão, somente na última sexta-feira (10), o município de Aquidauana registrou a marca de 52,4 mm de chuvas. Situação que deve ser mantida nos próximos dias, já que a tendência é de maiores volumes de precipitação. “Teve enchentes em Aquidauana, Ivinhema, Dois Irmãos do Buriti e São Gabriel do Oeste”, pontuou.

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) também reforçou o alerta em 67 cidades de Mato Grosso do Sul, entre elas Aquidauana e região. Conforme o instituto, a chuva deve ser entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia.

Por Brenda Leitte – Jornal O Estado do MS.

Confira mais uma edição impressa do Jornal O Estado do MS.

Acesse também as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *