Atendendo cerca de 140 pacientes, a entidade conta com doações para despesas mensais
Amor ao próximo traduzido em gestos e cuidados. É assim o trabalho do Hospital Nosso Lar, que atua no tratamento de doentes mentais, dependentes químicos e pessoas carentes que necessitam de atendimento médico-hospitalar em Campo Grande. Celebrando 57 anos nesta sexta-feira, dia 27 de janeiro, o hospital carrega consigo a missão de cuidar e amparar aqueles que necessitam de atenção, mesmo enfrentando desafios durante todos esses anos.
Fundado em 1966, sob a denominação de Sanatório Mato Grosso, a entidade que se consolidou em Mato Grosso do Sul hoje é especializada em atendimentos psiquiátricos, além de ser referência em países vizinhos. Em entrevista ao jornal O Estado, o diretor-presidente do Nosso Lar, Enier Guerreira da Fonseca, contou sobre a trajetória da instituição.
“O Hospital Nosso Lar é referência em amor ao próximo com atendimento humanizado para aqueles que não têm condição financeira. Buscamos fazer um trabalho de excelência e ética com os pacientes que aqui residem, carregando os ensinamentos que a fundadora Maria Edwiges Borges nos deixou”, iniciou ele.
Comentando sobre os desafios ao longo dos 57 anos de serviços prestados à Capital, o diretor do hospital citou sobre o preconceito da sociedade quando o assunto é o sanatório.
“Há, ainda, certa incompreensão ou mesmo ignorância a respeito dos transtornos mentais e das dificuldades vivenciadas pelos portadores. Felizmente, a ciência, com grande esforço, vem lançando luzes sobre esse afligente assunto. Entretanto, é imprescindível que a sociedade o discuta abertamente e busque alternativas para tratamentos adequados, somando esforços para a edificação de um mundo mais saudável e mais acolhedor para todos”, ponderou.
Tratando de pessoas com transtornos mentais, como depressão, ansiedade, síndrome do pânico, esquizofrenia, entre outros, o hospital conta com 180 funcionários em geral.
“Aqui os pacientes são separados por ala feminina e masculina. Na atualidade, de forma muito evidente, neste momento de pós-pandemia, a nossa sociedade necessita de um ambiente que acolha e trate os transtornos mentais.
Notamos, de forma significativa, um aumento de casos aqui na Capital, resultando em mais procuras por atendimento”, indagou Enier.
Atendendo pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), mediante sistema regulatório do município e do Estado, a entidade também realiza atendimentos por diversos planos de saúde, tabela social e particulares. Atualmente, o hospital atende cerca de 140 pessoas e, em sua grande maioria, sendo pelo SUS.
“Como nossa maior demanda é de pacientes do Sistema Único de Saúde, para mantermos a entidade em pleno atendimento, a instituição depende de doações e contribuições. Recebemos repasses dos Poderes Públicos, mas o valor para manter cada paciente, e as demais necessidades do hospital, se trata de números expressivos”, explicou.
Relatando ter mais pacientes antigos, o diretor do hospital destacou que os tratamentos oscilam, já que depende do próprio paciente. “Costumamos receber, mesmo que de forma involuntária, pessoas que já passaram por aqui. O tratamento deles é contínuo, mas depende deles tomarem a medicação corretamente, seguir firme com o tratamento. Com essa melhora, muitas vezes a família pede pela alta, achando que o paciente já está bem, e com isso vêm os surtos novamente, os problemas começam a voltar, precisando de medicações até mais fortes do que antes. Acaba virando um ciclo vicioso.”
Ajuda
A entidade recebe doações de alimentos, bem como ajuda de custo financeiro. Contando com o apoio de parceiros para outros fins, o hospital precisa arcar com diversos remédios para tratamento dos pacientes assistidos por eles, os quais geram um grande custo mensal.
O Hospital Nosso Lar fica localizado na Rua Dr. Bezerra de Menezes, 325, na Vila Planalto, em Campo Grande. O telefone para contato é 3316- 3500 e o atendimento é 24 horas. Para fazer doações ou obter mais informações sobre o trabalho realizado pela instituição, acesse o site: www.hospitalnossolar.com.br.
Histórico
A história inicial do Hospital Nosso Lar remonta ao ano de 1939, mas somente em 1947, com Maria Edwiges Borges, o propósito de construí-lo se consolidou. A pedra fundamental da obra foi lançada em 3 de outubro de 1948. Foram necessários muitos eventos artísticos e sociais para angariar os recursos necessários para a sua construção.
[Temos orgulho de todas as histórias que conhecemos do Nosso Lar. A senhora Edwiges foi, e ainda é, uma grande inspiração para nossa entidade, pois desperta o lado que é ignorado por muitos. Um olhar de empatia, de acolhimento, é o que faz a diferença para essas pessoas. Elas precisam se tratar, mas também precisam de atenção. Aqui damos o nosso melhor, e nos sentimos honrados por fazer parte da vida dessas pessoas. Representamos esperança para elas e suas famílias, e muitas vezes nós é quem recebemos delas ensinamentos para a vida”, finalizou.
Toda a beleza da história do hospital pode ser encontrada no livro “O Discípulo de Jesus – Pioneirismo no Espiritismo em Campo Grande”, de Eliane Medeiros Brunet.
Por Brenda Leitte – Jornal O Estado do MS
Confira mais uma edição impressa do Jornal O Estado do MS.
Acesse também as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.