Pantanal sul-mato-grossense atrai legião de estrangeiros

Pantanal
Foto: Reprodução/Pousada Xaraés
Por Taynara Menezes e Izabela Cavalcanti

Corumbá teve aumento de 30% na visitação de estrangeiros; Bioparque também tem tido reflexos positivos

O Pantanal sul-mato-grossense, nos últimos meses, passou a ser mais visitado por estrangeiros. Além da estabilização da pandemia, a abertura do Bioparque Pantanal e a liberação da pesca impulsionaram a alta demanda no ecoturismo do Estado. Outro fator que, também, tem cooperado com o crescimento é a exibição da novela “Pantanal”, dando visibilidade em nível nacional, para a região.

Conforme a Fundação de Turismo do Pantanal, Corumbá teve aumento de 30% na visitação dos estrangeiros. Em relação ao turismo doméstico, de turistas do Brasil, a alta foi em torno de 65%. 

“Os turistas estrangeiros estão voltando aos poucos para cá. O cenário é bem otimista. Os estrangeiros na região têm sido uma realidade, para o ecoturismo e o turismo contemplativo. Vem muita gente da Alemanha, Itália, Espanha. Por dia, nós recebemos, em média, mil bolivianos”, destacou a diretora-presidente da fundação, Elisângela Oliva.

Ela ressalta que no Festival América do Sul Pantanal, realizado entre os dias 26 e 29 de maio, a ocupação hoteleira chegou a 97,26%.

Em abril, a Pousada Xaraés, em Corumbá, recebeu alunos da Universidade de Coimbra, em Portugal. 

Mesmo assim, o perfil de turistas interessados em conhecer a região ainda é dominado por brasileiros. É o que detalha a diretora das agências Pioneiro Turismo e da Visit Pantanal, Cristina Moreira.

“A maioria é de brasileiros. De julho a outubro estamos com muitas reservas brasileiras. Aumentou muito a procura, de orçamento, pedidos de reservas. Acreditamos que bastante dessa demanda tem vindo da novela ‘Pantanal”, pontuou.

O presidente da Associação dos Hotéis de Mato Grosso do Sul, Marcelo Mesquita, reconhece que a apresentação da novela tem cooperado com a visibilidade da região pantaneira, mas, para o Bioparque, ele acredita que ainda falta divulgação internacional. 

“Com certeza a novela está colaborando muito para a região. Em relação ao Bioparque, o governo tem estimulado a visitação do próprio município, mas ainda falta colocar como um produto internacional.” 

Reflexos 

Pantanal

Foto: Visit Pantanal

O reflexo disso é notado em Campo Grande. O Bioparque, por exemplo, já recebeu cerca de 20 mil pessoas desde o dia 2 de maio, quando liberou para o público geral, conforme a assessoria do local. Deste total, além de sul-mato-grossenses, o espaço já recebeu, também, ingleses, americanos, paraguaios, bolivianos, chilenos e sul-africanos. 

Segundo informações de um hotel de alto padrão da Capital, que preferiu não divulgar o nome, um grupo de estrangeiros vindos da Alemanha passou pelo local, e estava a caminho de Bonito. 

Já o Hotel Deville, por meio da direção comercial, informou à equipe de reportagem do jornal O Estado que, atualmente, o local tem atendido grupos de estrangeiros a convite de empresas privadas, em parceria com associações de turismo, para conhecer o Bioparque. 

A gerente do Bahamas Suíte Hotel, Maria Harada, também tem percebido um fluxo maior de gringos, na Capital. No entanto, não sabe dizer para qual finalidade tem sido a visita. 

“No Bahamas, atendemos um público diverso. Está tendo, sim, fluxo de estrangeiros. Pessoa de fora do Brasil também está tendo. O que a gente mais recebe aqui é da Inglaterra e dos Estados Unidos”, comentou.

Chamariz

O Bioparque Pantanal, conhecido também como Aquário do Pantanal, é o maior aquário de água doce do mundo. Foi inaugurado no dia 28 de março de 2022, com mais de 5 milhões de litros de água e 60 mil peixes de diversas espécies. 

A média de visitas diária é de mil pessoas, além da reserva técnica que o espaço disponibiliza para atender turistas de outros estados e países. A primeira visita estrangeira no local foi da professora Linda Barber, da Brighton University, na Inglaterra. 

“Eu fui sortuda o suficiente para visitar esse projeto social magnífico, é um lugar maravilhoso para se conhecer, absolutamente lindo” declarou a estrangeira, na época.

Confira mais notícias no Jornal O Estado.

Acesse também as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.