Vídeo: operação da PF busca acabar com esquema de contrabando na Capital

WhatsApp Image 2021-05-26 at 08.19.28

A Polícia Federal e a Receita Federal deram continuidade na Operação Harpócrates II, na manhã desta quarta-feira (26), com a finalidade de prender uma organização criminosa especializada em contrabando de produtos eletrônicos, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

Segundo a Receita, investigados não pagavam pela importação de produtos, recebiam notas fiscais de empresas fictícias e pagavam aos fornecedores com boletos. O dinheiro da venda era investido em bens, com ‘divulgação’ na web.

Hoje estão sendo cumpridos um mandado de prisão preventiva e 14 mandados de busca e apreensão, sendo 13 em Campo Grande e um em Chapadão do Sul, além do sequestro de dois imóveis, três veículos e valores eventualmente existentes em contas bancárias de quatro investigados.

O esquema criminoso investigado possui, resumidamente, a seguinte dinâmica: lojistas de Campo Grande utilizam doleiros para enviar dinheiro para fornecedores de mercadoria situados no Paraguai.

Em seguida, promovem a entrada de produtos eletrônicos no Brasil, sem, entretanto, realizar o pagamento do imposto devido; são utilizadas empresas de fachada para expedir notas fiscais para justificar a entrada das mercadorias; por fim, esses equipamentos são revendidos no mercado nacional.

Operação Harpócrates II

A investigação iniciou-se em 21 de novembro de 2019 e durante o seu curso foram realizadas apreensões de mercadorias descaminhadas, assim como a investigação patrimonial dos envolvidos. Acesse também:

(Com informações do repórter Itamar Buzzatta)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *