O dia de hoje (12) se celebra o Dia do Pantanal, uma das mais importantes biodiversidades do planeta terra, a maior planície alagada do mundo e de longe a verdadeira “Mãe Natureza” de cada sul-mato-grossense. Mais de 62% do território pantaneiro está localizado em MS e na vizinha MT.
Assista abaixo a live de O Estado Play sobre o programa “Ilumina Pantanal”:
A data foi instituída em 2008. A resolução do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) foi definida em memória à morte do ambientalista Francisco Anselmo de Barros, que durante 25 anos dedicou sua vida pela preservação do bioma. Ele veio a falecer em 2005 após atear fogo ao próprio corpo – protesto contra a instalação de usinas de álcool e açúcar na bacia do rio Paraguai, onde fica o Pantanal. As indústrias, assim como algumas hidrelétricas, vieram a ser construídas posteriormente.
Queimadas colossais testemunhadas pelo Brasil no ano de 2020-2021 (a maior de todo a história), além da seca que ainda atinge a fauna e a flora da região… o Pantanal se recupera lentamente da ação devastadora do homem, mas é um sobrevivente por natureza. Literalmente.
Confira algumas imagens: