Sem expediente no “feriadão”, veja quais serviços públicos estarão on-line

Foto: Valentin Manieri/O Estado Play
Foto: Valentin Manieri/O Estado Play

Na próxima segunda-feira (15) não haverá expediente nas repartições públicas de Mato Grosso do Sul devido ao feriado nacional de Proclamação da República. Lembrando que essa medida não abrangerá serviços considerados essenciais – como segurança pública e saúde –, que estarão garantidos por meio de escalas de serviço ou plantão.

O atendimento presencial só acontece até esta sexta-feira. Depois, os serviços ofertados poderão ser realizados via internet. O MS Digital, por exemplo, reúne mais de 80 serviços. Confira esse “abre e fecha” digital:

Boletos a vencer

O que fazer quando o feriado cai em dia de semana justo no prazo da conta vencer? É possível antecipá-las ou efetuar o pagamento no próximo dia útil sem acréscimo de multas ou juros. Esse direito é garantido pelo artigo 1º da Lei 7089/83 para boletos e faturas como cartão de crédito, carnês, serviços públicos (água, energia, telefone) e empréstimos.

A regra também vale para contas de estabelecimentos que abrem aos finais de semana, como lojas de departamentos. Ou seja, se o seu boleto vencer na próxima segunda-feira (15), será possível efetuar ou agendar o pagamento o dia seguinte sem nenhum prejuízo.

Agenfa

As Agências Fazendárias de Campo Grande e do interior do Estado estarão fechadas no feriado. O atendimento será normalizado na terça-feira (16). Porém, a emissão de guias pode ser feita no site da Secretaria de Fazenda (Sefaz).

Detran-MS

As agências do Departamento Estadual de Trânsito em todo o Estado estarão fechadas no feriado, com atendimento retomado na terça-feira. No site e aplicativo da instituição é possível fazer on-line diversos serviços.

Fácil

Nas quatro unidades do Fácil na Capital (Guaicurus, General Osório, Aero Rancho e Bosque dos Ipês) não haverá expediente, voltando só na terça-feira.

Hemosul

As unidades de atendimento da Rede Hemosul do Estado do Mato Grosso do Sul abrem no sábado (13), das 7h às 12h. Segunda-feira estarão fechadas, só voltando a funcionar normalmente na terça – em Campo Grande e Três Lagoas.

Jucems

No feriado a Junta Comercial não abrirá e, portanto, só volta na terça. Porém, a Junta Digital possibilita a realização de diversos serviços por meio da internet.

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.