Lula ataca Bolsonaro: é um ‘líder de torcida’

lula

Hoje preso, sob acusações de corrupção, o homem mais popular do mundo em 2010, abriu como nunca o verbo contra a figura política com quem polariza desde 2018, alguém que atualmente ocupa a Presidência da República do Brasil. Luis Inácio Lula da Silva subiu o tom contra Jair Bolsonaro, e escolheu fazer isso por meio de um canal do YouTube do jornalista Bob Fernandes, para o qual deu uma bombástica entrevista exclusiva.

“Eu às vezes considero o comportamento do Bolsonaro como chefe de uma torcida organizada. O Flamengo, que é o time que tem mais torcida no Brasil, eu penso que é o Corinthians, talvez você pense que é o Bahia. Mas a torcida organizada não representa torcida, a torcida do Flamengo é muito grande, é uma torcida pacífica, que vai no estádio pra ver o jogo, eles não querem vaiar o jogador, eles querem ver o jogo, mas dentro da torcida organizada há uns pequenos grupos que xingam, que vão no centro de treinamento vaiar”, afirmou o ex-presidente, que acusou ainda o seu sucessor de não se preocupar com o Brasil.

“A quantidade de bobagem que ele fala é pra agradar a sua torcida organizada, pra agradar os seus fanáticos, aqueles que não estão preocupados com o Brasil, que não estão preocupados com o povo, que não querem saber da qualidade de vida do povo”, citou ainda.

‘Vassalo dos EUA’

Ao avaliar o governo, Lula disse que Bolsonaro nomeou Paulo Guedes para o comando do Ministério da Economia “pra fazer todo o mal”.

“O papel do Guedes é destruir a economia brasileira e fazer com que o Brasil seja um país totalmente vassalo, dependente dos Estados Unidos da América do Norte”, disse.

Sobre os militares no governo, Lula disse que o presidente só os nomeou para “dar uma certa garantia a eles”. “Pra dizer: ‘olha, nós estamos aqui, nós estamos aqui’”, afirmou.

Lula disse ainda que os ataques dos militares a ele e ao PT são motivados por “uma doença ideológica”. “A única explicação que eu entendo é porque o PT ousou em colocar gente pobre da periferia e do campo desse país na universidade. Sabe, conseguiu fazer com que crianças pobres conseguissem acesso a 1 curso técnico profissional”, disse.

‘EUA mandam mais em Moro do que a mulher dele’

Sem o filtro da última entrevista exclusiva,concedida da cadeia em abril deste ano, Lula afirmou que, para ele, os últimos acontecimentos no Brasil, principalmente em relação à operação Lava Jato, têm relação com a atuação do governo dos Estados Unidos.

“Hoje eu tenho clareza de que tudo que está acontecendo aqui no Brasil na Lava Jato tem o dedo dos americanos. O departamento de justiça americano manda mais no Sergio Moro do que a mulher dele”, disse.

Lula disse que hoje se vê em uma “encruzilhada em função das mentiras” contadas por procuradores da Lava Jato, como o coordenador da operação no Paraná, Deltan Dallagnol, pelo ex-juiz e ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública) e desembargadores do TRF-4. Disse que, agora, aguarda a “Suprema Corte retomar a direção do Poder Judiciário” do país e fazer justiça, principalmente após a divulgação em reportagens do site The Intercept de conversas dos procuradores, no caso que ficou conhecido como Vaza Jato.

“Eu desafio a CIA, o FBI, a Nasa, pode investigar da Lua. E eu digo sempre o seguinte: ‘se pegar o Moro, o Dallagnol e os juízes que me julgaram e colocar todos eles no liquidificador, bater: o suco que der não dá 10% da minha honestidade, do meu caráter, nem da minha dignidade’. Então, eu tenho expectativa de que depois de tudo que aconteceu, depois de tudo que está acontecendo, que a Suprema Corte faça justiça nesse país”, disse.

“E eu só quero dizer que eu não estou precisando de favor, o que eu quero é justiça”, completou.

Luciano Hulk, ‘monstro’ e regulação da mídia

Lula disse que, para ele, Bolsonaro humilha a imprensa. “O que esse cidadão faz com a imprensa não é não gostar, é humilhar, é vender ignorância pra colher facilidade”, afirmou.

Também disse que Bolsonaro surgiu como “o monstro”, mas que não era “o que a Rede Globo esperava”. “Não tiveram coragem de lançar o Luciano Huck. E até agora, pasmem, dia 14 de agosto, a Globo não teve a pachorra de publicar as mensagens reveladas pelo Intercept”, disse.

Lula ainda afirmou que 1 dos motivos que o faz ter vontade de voltar a presidir do Brasil é a regulação da mídia. Para ele, a discussão sobre a regulação dos meios de comunicação de “é uma questão de honra”. “A Globo acha que quem tem que regular a televisão é o controle remoto”, disse em crítica ao monopólio das redes de televisão no Brasil.

Até a publicação desse material, o presidente Jair Bolsonaro não havia repercutido sobre as críticas de Lula. (Danilo Galvão com informações Poder360)

 

Confira nossa versão digital do jornal impresso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *