O número de óbitos decorrentes da dengue segue crescendo em Mato Grosso do Sul, de março a abril de 2022 as mortes dobraram em todo o Estado, passando de dois óbitos no último mês para quatro apenas em abril, o que corresponde a uma alta de 100%.
Somente nos quatro primeiros meses do ano, o número de óbitos registrados representa quase a metade (42%) do total registrado na série histórica de 2021. Dados do boletim epidemiológico da SES (Secretaria de Estado de Saúde), divulgados na última quarta-feira (27), contabilizaram três novas mortes em uma semana, nas cidades de Guia Lopes da Laguna, Chapadão do Sul e Campo Grande.
Incidência de casos em MS
No panorama nacional, Mato Grosso do Sul ocupa a 10° posição de incidência de casos, com 6.484 casos prováveis da doença, as notificações tiveram um aumento de 64% em quatro meses, se comparado aos 10,099 casos de 2021.
Dentre os 79 municípios do Estado, 21 registram alta incidência de dengue, 14 estão na média e 34 em baixa. As maiores incidências de casos foram registradas em são São Gabriel do Oeste, com 5.040,2, Aparecida do Taboado (1,553,6), Angélica (1,363,0), Ribas do Rio Pardo (1.345,8) e Chapadão do Sul (1.101,9). A capital Campo Grande está em 45° lugar, com 81,6 de incidência.
Os dados apontam ainda que a maioria dos casos estão concentradosem mulheres com 52,3%, enquanto o número de homens acometidos pela doença é de 47,7%. Pessoas entre 20 a 29 anos são as que mais testam positivo, cerca de 20% do total de casos.
Cuidados
O atual período de chuvas exige cuidados redobrados para prevenir a disseminação do mosquito Aedes aegypti, que também é transmissor da zika e chikungunya.
Para evitar a proliferação do mosquito a secretaria de saúde recomenda a limpeza diária dos locais utilizados para o armazenamento de água e vasilhas usadas como bebedouros para animais domésticos; recipientes para armazenamento de água devem ser fechados com as tampas originais ou com uma tela de trama pequena ou tecidos de tramas fechadas, assim, evitando o acesso do mosquito; caixas d’água também devem passar por limpeza regularmente, além de estarem adequadamente fechadas.
Sintomas
Para identificar a Dengue é preciso atentar-se aos sintomas, entre os principais estão:
Dor abdominal intensa e contínua ou dor à palpação do abdômen;
Vômitos persistentes;
Acumulação de líquidos (ascites, derrame pleural, pericárdio);
Sangramento de mucosas;
Letargia ou irritabilidade;
Hipotensão postural (é a diminuição súbita da pressão arterial ao se
levantar de uma posição deitada ou sentada, principalmente quando de
maneira brusca);
Hepatomegalia maior do que 2 cm;
Aumento progressivo do hematócrito.
Com informações da SES.