Eleição de conselheiro tutelar será de 3,8 por vagas

Interessados em ser conselheiro tutelar, 77 pessoas se candidataram para disputa das eleições deste ano. Com 25 vagas abertas, a média de concorrência vai ser de 3,8 por inscrito. O pleito ainda selecionará 50 suplentes, que podem ser convocados caso necessário, para cobrir, férias, ou atestados médicos. As eleições ocorrem no dia 6 de outubro, com início às 8 horas e termino às 17h, e todo o processo se assemelha aos municipais e presidenciais.

Em Campo Grande, cerca de 60 escolas foram preparadas para receber os eleitores. Para o presidente do CMDCA (Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente), Celso José Santos, as eleições são seguras e contam com as urnas eletrônicas, na votação e no processo de contagem. “Pode votar todos os eleitores do seu município específico, que tenha a faixa etária acima dos 16 anos, e possua título de eleitor. Como o processo se parece com as eleições municipais, os documentos são os mesmos, e a biometria também é válida, já que os votos serão realizados nas urnas eletrônicas”, destaca.

O presidente do conselho ressalta que o importante é a participação popular, para que a escolha dos conselheiros seja feita da melhor forma possível. “Apesar de ser facultativo, é importante a participação da população, pois quanto pois representa que os escolhidos, terão atribuições e competências para promover defender e proteger crianças e adolescentes que estão com seus direitos ameaçados ou violados”, exalta.

O comum, é que haja eleições de quatro em quatro anos, mas no ano passado, houve escolha de novos conselheiros devido o aumento de polos na cidade. “Os conselheiros eleitos ano passado estavam cientes que o mandato seria menor, isso porque Campo Grande teve um aumento nos polos, que de três, passaram a ser cinco”, aponta Celso.

Serviço: Para tirar dúvidas e saber ao certo qual seu local de votação, é só acessar o site; www.campogrande.ms.gov.br/cmdca.

(Texto: Amanda Amorim)

p { margin-bottom: 0.25cm; line-height: 115%; }a:link { }

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *