Após mais de três anos, a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou na última sexta-feira (5) o fim da emergência em saúde pública de importância internacional pela Covid-19. Diante disso, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, fará um pronunciamento, em cadeia nacional de rádio e televisão, neste domingo (7).
O pronunciamento, que deve ir ao ar por volta das 20h (19h horário de Mato Grosso do Sul), irá destacar a declaração da Organização Mundial de Saúde e alertar que ainda assim, a Covid-19 representa riscos aos brasileiros e que a vacinação é fundamental para evitar a disseminação do vírus e o aumento no número de mortes.
Vale ressaltar que a partir da determinação da OMS, o coronavírus passa a ser classificado como um “problema de saúde estabelecido e contínuo”, por isso é imprescindível seguir com os cuidados preventivos.
“É uma grande vitória para a sociedade, possível graças à ciência e à vacinação, orientadas para o acesso à saúde. Ao mesmo tempo, o anúncio não significa o fim da circulação do vírus, mas uma mudança de abordagem. Ainda temos que ter cuidados, inclusive nos vacinando contra a covid-19, o que em muitos países passou a compor o calendário anual, a exemplo da vacinação contra a influenza”, publicou a ministra por meio das redes sociais.
Dados da OMS apontam que todo o mundo, 765,2 milhões de casos de covid-19 foram confirmados e quase 7 milhões de mortes registradas. Ainda conforme a entidade, 13,3 bilhões de doses de vacinas contra a doença foram administradas em todo o mundo.
No Brasil, desde o início da pandemia foram registrados 701.494 óbitos decorrentes da doença e 37.449.418 casos confirmados. Em Mato Grosso do Sul, a Covid vitimou 11.036 pessoas e registrou 611.383 casos confirmados.
Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.
Leia também:
Após três anos, OMS decreta fim da emergência em saúde por Covid-19