Na noite desta segunda-feira (26), um suposto rompimento de barragem deixou os moradores de Corumbá e região em alerta.
Conforme noticiado anteriormente no O Estado Online, o sistema de alerta no Morro do Urucum teria disparado e acionado entidades sobre o suposto incidente.
Segundo informações do Diário Corumbaense, “o rompimento” era uma pré-simulação. A informação foi confirmada pelo diretor-executivo da Defesa Civil de Corumbá, Isaque do Nascimento.
De acordo com o diretor, estão sendo realizadas simulações com as empresas Vale e Vetorial, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O objetivo seria “verificar o tempo resposta da PRF, tempo de deslocamento, onde a mancha de inundação transpõe, e instrumentos utilizados para fazer o bloqueio da via”.
“Na medida em que fazemos a simulação, temos um instrumento preparatório, para que, em caso de um rompimento de barragem, os funcionários das empresas, a população que está na frente dessa linha de risco e os órgãos envolvidos na segurança, possam ter uma resposta ao sinistro de forma segura e imediata”, destacou Isaque.
Outras duas simulações deverão ocorrer nesta quarta-feira (28) e na quinta-feira (29). Segundo o diretor, a BR-262 deverá ser interditada na quarta. (Jéssica Vitória com informações do Diário Corumbaense)