Mato Grosso do Sul anunciou a meta de se tornar um território que vai neutralizar emissões de carbono e outros gases de efeito estufa até 2030. O Plano Estadual MS Carbono Neutro foi apresentado hoje (7), em Glasgow, na Escócia, durante a participação do Estado na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26).
O secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), representou Mato Grosso do Sul no evento que acontece de 1° a 12 de novembro.
Em rede social, o secretário falou da agenda no exterior. “Entendemos que se conseguirmos acessar recursos internacionais para que a agente atinja as nossas metas e levar isso para nosso Estado, com certeza iremos atingir em 2030 o estado de carbono neutro”, explicou.
No mesmo evento, o secretário assinou a adesão oficial do Estado ao Under 2° Coalition, campanha internacional que reúne governos nacionais e subnacionais, empresas e instituições que se comprometem a promover uma recuperação global sustentável com zero emissão líquida de carbono.
“Foi possível verificar uma série de ações e práticas internacionais que foram apresentadas e que podem ser copiadas e levadas para Mato Grosso do Sul”, pontuou.
Verruck segue representando oficialmente Mato Grosso do Sul no evento até o dia 9 de novembro. Amanhã, ele participa da assinatura do protocolo de intenções com o BMTCA Ativos Ambientais S/A e no dia 9, participa das ações que aceleram a neutralidade de carbono.
Confira a participação do secretário Jaime Verruck no vídeo a seguir: