Advogado em Portugal faz sustentação oral por videoconferência no TJMS

Judiciário de Mato Grosso do Sul  tem audiência histórica
Judiciário de Mato Grosso do Sul tem audiência histórica

Na tarde desta terça-feira, dia 12 de dezembro, a 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de MS registrou um feito inédito ao permitir a realização de uma sustentação oral por videoconferência direto de Portugal. O advogado, que possui escritório no país europeu, em sua fala, destacou que a distância deixou de ser um obstáculo nos dias atuais.

“Gostaria de agradecer essa colenda Câmara e deixar registrado que a distância hoje não é mais um problema. Estou falando com Vossas Excelências de Portugal, pois tenho escritório aqui. O Poder Judiciário de MS está a ano-luz de vários países, não só da América do Sul, mas de todo o mundo”, frisou o advogado Cleber de Alcântara Chagar.

A sustentação oral foi realizada durante o julgamento de recurso de apelação de um mandado de segurança originário da comarca de Paranaíba. O pedido de sustentação oral foi feito pelo advogado da parte apelada, demonstrando a importância e a relevância do caso em questão.

O presidente da 4ª Câmara Cível, o Des. Vladimir Abreu da Silva, conduziu a sessão que teve a participação do relator do processo, o Des. Sideni Soncini Pimentel. No processo original, a parte autora, um senhor nascido em 1965 e servidor público municipal, requereu a concessão de aposentadoria especial com proventos integrais e paridade, incluindo o pedido de liminar, contra o Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Paranaíba.

A sentença de mérito de primeiro grau foi favorável à concessão da segurança, determinando também o pagamento de verbas retroativas a partir da data de ajuizamento. No entanto, o Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Paranaíba apelou da decisão.

O recurso teve parcial provimento, alterando apenas a data de início do benefício, que passou a ser 15 dias após a intimação, e afastando o pagamento das verbas retroativas, as quais poderão ser requeridas em uma ação própria.

A realização da sustentação oral por videoconferência direto de Portugal marca um avanço no uso da tecnologia e na agilidade dos procedimentos judiciais, demonstrando a adaptabilidade do Poder Judiciário de MS diante das demandas atuais. Com isso, o TJMS reafirma seu compromisso em promover a celeridade processual e garantir o acesso à justiça para todas as partes envolvidas.

Leia mais: Iniciativas do TJMS estão alinhadas com o Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples

Iniciativas do TJMS estão alinhadas com o Pacto Nacional do Judiciário pela Linguagem Simples

Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *