Até o começo da manhã desta segunda-feira (29), estava marcado o lançamento da Missão Artemis I, da Agência Espacial Norte-Americana (Nasa), direto da plataforma 39B, do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral, Flórida. Porém, um problema nos motores, identificado momentos antes do voo teste, impediu o lançamento do foguete SLS e da cápsula Orion.
Esta seria a primeira ação do programa Artemis, que tem como objetivo realizar um voo tripulado até a Lua e pela primeira vez, levar uma mulher ao satélite natural da Terra. Se essa primeira etapa ser concretizada com sucesso, a missão tem a ambição de ampliar a nossa atuação no sistema solar, construindo uma base lunar permanente e sustentável, fazendo com que a Lua seja um ponto de apoio para futuros projetos em Marte.
Porém, após a equipe de engenheiros identificarem um vazamento no motor do foguete Space Launch System (SLS), o voo foi adiado. As possíveis novas datas para o voo são dia 2 ou 5 de setembro.
The launch of #Artemis I is no longer happening today as teams work through an issue with an engine bleed. Teams will continue to gather data, and we will keep you posted on the timing of the next launch attempt. https://t.co/tQ0lp6Ruhv pic.twitter.com/u6Uiim2mom
— NASA (@NASA) August 29, 2022
Esse lançamento não tripulado, que seria realizado nesta segunda, marca uma série de testes em relação a equipamentos e a cápsula Orion, que irá levar cerca de quatro astronautas na próxima etapa da missão, prevista para ocorrer em 2026.
O Módulo de Serviço Europeu também seria testado nesse lançamento. O equipamento é responsável, por exemplo, pelos sistemas de abastecimento de água, energia, propulsão e controle da temperatura dentro da cápsula. A peça foi criada em parceria com a Agência Espacial Europeia (ESA).
A Missão Artemis I foi organizada pela Nasa em parceria com 21 países, inclusive o Brasil, e marca o retorno a Lua após 50 anos da última viagem tripulada, que ocorreu em 1972, com a Missão Apollo. Ela tem a previsão de durar entre 20 a 40 dias, terminando com um mergulho no Oceano Pacífico, na costa da Califórnia, nos Estados Unidos.
Leia também: Japão lançará duas sondas à lua na próxima segunda-feira
Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.