O superfoguete Starship, da SpaceX , explodiu após o lançamento nesta quinta-feira (20), minutos depois de sair da base em Boca Chica, no estado americano do Texas. Não havia tripulação neste voo de teste.
O plano de voo previa que o foguete se separaria da nave cerca de três minutos após a decolagem e caísse nas águas do Golfo do México. Em seguida, a nave Starship ligaria os seus seis motores e continuaria a sua ascensão sozinha, até uma altitude de aproximadamente 150 quilômetros. A viagem desta quinta-feira seria apenas um teste perto da órbita da Terra, num voo com uma duração estimada de 90 minutos.
Foguete Super Heavy explodiu 4 minutos depois do lançamento. Segundo Musk, o foguete teve “uma rápida e não programada desmontagem” antes da separação do segundo estágio após três minutos de voo, o que acarretou a explosão.
A explosão se deu enquanto o veículo sobrevoava o golfo do México. O plano era que o foguete entrasse na órbita da Terra.
Em sua conta no Twitter, a SpaceX comemorou o teste mesmo com a explosão. Afirmou que o foguete teve “uma rápida desmontagem não programada antes do estágio de separação”.
“Com um teste como este, o sucesso vem do que aprendemos. O teste de hoje nos ajudará a melhorar a confiabilidade do Starship enquanto a SpaceX busca tornar a vida multiplanetária”, disse.
O Starship é o novo foguete da SpaceX e também o mais potente desenvolvido até agora. É no Starship, concebido para viagens à Lua e a Marte, que a SpaceX deposita as esperanças para realizar as primeiras missões tripuladas a Marte.
Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.