Guerra da Ucrânia: Zelenski acusa Rússia de terrorismo econômico

presidente da ucrânia Volodimir Zelensky
Imagem: Reprodução/Divulgação

Em uma conferência do setor de energia, realizada na cidade de Stavanger, nesta segunda-feira (29), o presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, acusou a Rússia de praticar terrorismo econômico com a Europa, que atualmente enfrente uma grave alta nos custos de energia, correndo o risco de racionamento. “[Moscou] está exercendo pressão com a crise de preços, com a pobreza, para enfraquecer a Europa”, afirmou.

Essa acusação surge na semana em que a estatal russa Gazprom, planeja uma manutenção que interromperá o fluxo no gasoduto Nord Stream 1, que liga a Rússia e a Alemanha através do Mar Báltico. Essa paralização alimenta os temores de que Moscou esteja reduzindo a oferta, com o objetivo de pressionar as nações ocidentais que se opõem à invasão da Ucrânia. O Kremlin nega as acusações.

Atualmente a Europa passa por uma intensa crise de energia, ao ponto da República Tcheca convocar uma reunião dos ministros da energia, marcada para o dia 9 de setembro, quando será proposto um teto para o preço do gás utilizado na produção de energia. A Rússia entra nesse contexto de crise por ser a principal exportadora de gás para o bloco de países.

Confira outras matérias sobre a Guerra da Ucrânia: Ucrânia sofre ataque no Dia da Independência após cancelar eventos

Acesse também as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *