Com declaração de “grave emergência nacional”, a Coreia do Norte reconheceu hoje (12) pela primeira vez surto de Covid-19 no país. Com o alerta, o líder norte-coreano Kim Jong Un ordenou o confinamento.
Segundo a Agência Oficial de Notícias KCNA, Kim ordenou que todas as cidades e municípios do país adotem o confinamento cuidadoso em suas áreas.
“Residências, estabelecimentos comerciais e fábricas, devem permanecer fechados e reorganizados para ‘bloquear de maneira impecável a propagação do vírus maligno’. Superaremos com toda segurança a emergência e teremos êxito com o plano de quarentena de emergência”, disse a agência.
Do começo da pandemia até agora, o país não havia admitido nenhum caso de coronavírus. No início de 2020, a Coreia do Norte passou por um bloqueio com o exterior que derrubou sua economia e comércio da nação.
De acordo com a KCNA, em Pyongyang, no último domingo, foram coletadas as amostras de vários pacientes doentes com febre que são “consistentes” com a variante Ômicron.