Colômbia elege novo presidente em meio a campanha suja e empate técnico

Foto: Twitter/@petrogustavo
Foto: Twitter/@petrogustavo

A Colômbia chega ao segundo turno da eleição presidencial neste domingo (19) num clima de campanha suja e empate técnico entre o esquerdista Gustavo Petro, 62, e o populista Rodolfo Hernández, 77.

Desde o primeiro turno, em que Petro teve 40% contra 28% de Hernández, houve um pouco de tudo. Ataques verbais com linguagem chula, vazamentos de vídeos de reuniões da campanha do esquerdista, uma decisão judicial descumprida para que ao menos um debate fosse realizado, supostas ameaças de morte contra o populista e até a possibilidade de que um deles se ausentasse do país até a votação.

De acordo com o agregador de pesquisas do site La Silla Vacía, a diferença entre eles é mínima: Petro tem 47,2% das intenções de voto, e Hernández, 46,5%. “Se a diferença for por poucos votos, creio que pode haver confusão, estamos muito preocupados e esperamos que a nossa autoridade eleitoral seja responsável”, disse à Folha o senador Iván Cepeda, do Pólo Democrático Alternativo, ligado a Petro.

Nesta campanha, não houve debates entre os finalistas nem grandes atos públicos. Ambos os candidatos preferiram uma campanha de encontros localizados com eleitores e visitas porta a porta. Petro jogou futebol, jantou com uma família de classe média e se reuniu com estudantes, tudo transmitido nas redes sociais, o ambiente favorito de Hernández, que seguiu apostando em sua estratégia via TikTok.

Um dos episódios de maior repercussão antes deste segundo turno foi o vazamento de vídeos de reuniões de assessores do esquerdista debatendo como “arrasar” seus adversários. Batizadas de “petrovideos” por parte da imprensa alinhada ao atual governo e ao uribismo, as gravações revelam propostas controversas, como visitas a prisões para oferecer benefícios a criminosos e a incorporação de prefeitos à campanha, algo proibido no país e que já causou o afastamento do líder da cidade de Medellín, Daniel Quintero.

Com informações da Folhapress

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