Austrália promove bolsa de 5 mil dólares para vitimas de agressões domésticas

Divulgação/ASBRAD
Divulgação/ASBRAD

Na Austrália, o governo está oferecendo uma bolsa no valor de 5 mil dólares (equivalente a 20 mil reais), para ajudar vítimas de agressões domésticas e relacionamentos violentos a abandonarem seu parceiro. A bolsa inclui benefícios escolares e pagamentos de despesas. 

Segundo a CNN Internacional, o programa é aberto a todos os gêneros. Entretanto, espera-se que as mulheres constituam a maior parte dos requerentes em um país, no qual uma mulher é morta pelo parceiro a cada nove dias, de acordo com dados do governo.

Embora o pagamento tenha sido bem recebido pelos defensores, alguns dizem que ele não aborda as causas profundas da violência familiar na Austrália. Mary Crooks, diretora executiva do Victorian Women’s Trust, diz que o país precisa ter um debate mais amplo sobre a cultura “blokey” que coloca os homens como “cabeças da família” e na maioria dos cargos de governo e do mercado corporativo.

Ela também disse que é preciso fazer perguntas sobre por que as mulheres são obrigadas a deixar suas casas. “Há uma grande questão moral, ética e política aqui. Por que ela tem que passar por este trauma e mudar sua vida quando ela, na verdade, não foi a responsável pelos danos?” exclama Crooks. 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *