Atleta de MS encerra temporada internacional com ouro em Montreal
A Sul-mato-grossense Vic Lopes conquistou domingo (23) a medalha de ouro no Montreal Elite, última etapa da categoria Elite 16 do Beach Pro Tour de vôlei de praia em 2026. Ao lado da capixaba Thâmela, a jogadora de 26 anos, nascida em Ivinhema, venceu as estadunidenses Kristen Cruz e Taryn Brasher por 2 sets a 1, de virada, com parciais de 19/21, 21/18 e 15/12.
O resultado colocou Vic e Thâmela na terceira posição do ranking mundial da FIVB (Federação Internacional de Vôlei), com 8.040 pontos. Cruz e Brasher terminaram em segundo, com 8.700 pontos. O primeiro lugar da temporada ficou com as brasileiras Carol Solberg e Rebecca, que, com 8.760 pontos, lideraram a classificação.
O título no Canadá encerrou a temporada internacional da parceria com a quarta medalha de ouro em 25 torneios disputados desde que as duas passaram a jogar juntas. Antes de Montreal, Vic e Thâmela haviam vencido etapas em João Pessoa, em 2024, e em Saquarema e Ostrava (República Checa), em 2025. A dupla também soma duas medalhas de prata e quatro de bronze no Beach Pro Tour.
Na última etapa Elite, na estreia da chave principal, quinta-feira (20), as brasileiras derrotaram as lituanas Paulikiene e Raupelyte por 2 a 1 (19/21, 21/10 e 15/12). No mesmo dia, em duelo brasileiro, superaram Ana Patrícia e Carol Horta por 2 a 1 (13/21, 28/26 e 15/9).
No dia seguinte, perderam para Melissa e Brandie (CAN), por 2 sets a 0 (21/13, e 21/18), e tiveram de passar pela repescagem. Sábado (22), Vic e Thâmela avançaram às quartas de final ao vencer as norte-americanas Harward e DeBerg por 2 a 1 (21/23, 21/17 e 15/12). Na sequência, derrotaram Donlin e Denaburg, também dos Estados Unidos, por 2 a 1 (21/17, 13/21 e 18/16).
Duas viradas no domingo
Na semifinal, reencontraram Melissa e Brandie. Diante das medalhistas olímpicas e favoritas da casa, a dupla brasileira perdeu o primeiro set por 21/19, mas reagiu e venceu os dois seguintes por 22/20 e 15/7.
A final teve roteiro semelhante. Cruz e Brasher venceram o primeiro set por 21/19, mas Thâmela e Vic novamente conseguiram a virada, fechando o segundo em 21/18 e o tie-break em 15/12. A partida foi realizada após um atraso de uma hora e 40 minutos, provocado pelas condições climáticas. “Esta final foi muito desafiadora, especialmente do ponto de vista físico.
Jogamos três sets em quase todas as partidas aqui, e foi um torneio exaustivo para nós. Mas lutamos até o fim”, afirmou Thâmela ao site Volleyballworld.
Vic também terminou a competição em destaque individual. A sul-mato-grossense foi a principal sacadora da etapa, com 16 pontos diretos de saque ao longo do torneio.
O Montréal Elite foi o oitavo e último torneio da categoria Elite 16 no Beach Pro Tour de 2026.
Por Ricardo Prado