O Palmeiras confirmou o título de campeão brasileiro de 2023. A conquista foi a 12ª da história do time paulista, que ampliou a vantagem como maior vencedor do Campeonato Brasileiro, considerando os torneios disputados antes de 1971 (data da criação da competição) e homologados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O título veio diante o empate com o Cruzeiro na noite de ontem, no estádio Mineirão.
O Palmeiras agora é também o clube com mais títulos brasileiros na era dos pontos corridos, ao lado do Corinthians, com quatro taças, e também ultrapassa o maior rival como clube com mais títulos nacionais no século XXI.
Se há quem reconheça os campeonatos brasileiros apenas de 1971 para cá, o Palmeiras também já é o maior campeão brasileiro, com oito taças conquistadas de 1971 até hoje.
Peça-chave para o título
Um nome essencial para a conquista foi Endrick. A joia do Verdão superou o início sem oportunidades no Brasileirão e se tornou peça fundamental para a arrancada rumo ao título, tomando para si o protagonismo e se transformando no artilheiro do time na competição, com 11 gols.
Santos rebaixado
Um ano que era para ser de homenagem ao maior ídolo do futebol acabou sendo o ano mais triste da história do Santos. Pela primeira vez ao longo de seus 111 anos, o Peixe foi rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro.
O clube foi rebaixado após uma derrota para o Fortaleza, por 2 a 1, em plena Vila Belmiro. O jogo foi nervoso, com a torcida tentando se dividir entre o jogo do Santos e os de Vasco e Bahia. O Peixe melhorou no segundo tempo, empatou e teve chances para virar, mas não teve forças para reagir e evitar o inédito rebaixamento em 111 anos. Houve invasão de campo e diversas bombas após o segundo gol do Fortaleza.
Leia mais:
Tempo segue instável em MS, com possibilidade de chuva e altas temperaturas