No último sábado (16), a judoca brasileira Mayra Aguiar conquistou o título na categoria até 78kg do Campeonato Pan-Americano e da Oceania de Judô. O evento, que marcou a estreia da temporada de 2023 para a atleta gaúcha na cidade de Calgary, no Canadá. Esta vitória representou a oitava conquista continental para Mayra Aguiar, que já possui três medalhas olímpicas e três títulos mundiais em sua trajetória no esporte.
A jornada de sucesso do Brasil no torneio não se limitou à consagração de Mayra Aguiar. Outros talentosos judocas brasileiros também brilharam e contribuíram para o excelente desempenho da equipe brasileira. Beatriz Souza, na categoria acima de 78kg, e Rafael Macedo, na categoria 90kg, subiram ao lugar mais alto do pódio, conquistando medalhas de ouro. O Brasil fecha o Pan com 15 medalhas no individual e ouro por equipes mistas.
Além disso, a delegação brasileira também colecionou três medalhas de prata com Guilherme Schimidt (81kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e Rafael Silva (+100kg), cada um competindo em suas respectivas categorias. O Brasil ainda acrescentou uma medalha de bronze à sua coleção graças ao desempenho de Luana Carvalho na categoria 70kg.
Ao final das competições individuais, o Brasil encerrou sua campanha com seis medalhas de ouro, quatro de prata e cinco de bronze, conquistando a liderança no quadro geral de medalhas. O Canadá ficou em segundo lugar, com quatro medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze. Já Cuba ocupou o terceiro lugar, com um ouro, duas pratas e três bronzes. É importante destacar que o Campeonato Pan-Americano e da Oceania de Judô de 2023 é uma das etapas classificatórias cruciais para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, distribuindo até 700 pontos no ranking mundial.
Leia mais:
Final do campeonato de futsal de Três Lagoas série A e B acontece nessa quinta-feira
Com informações da Agência Brasil