São Paulo avança na Libertadores, Fortaleza é eliminado e Fluminense garante vaga na Sul-Americana

Foto: Rubens Chiri/São Paulo
Foto: Rubens Chiri/São Paulo

A noite da terça-feira (19) foi marcada por fortes emoções no futebol sul-americano, com definições importantes para clubes brasileiros na Copa Libertadores e na Copa Sul-Americana.

No Morumbis, o São Paulo derrotou o Atlético Nacional (COL) por 4 a 3 nos pênaltis e garantiu vaga nas quartas de final da Libertadores. No tempo normal, a partida terminou em 1 a 1, com gols de André Silva, para o Tricolor, e Alfredo Morelos, para os colombianos.

O time paulista abriu o placar logo aos dois minutos de jogo, quando Cédric Soares cobrou escanteio, Alan Franco desviou e André Silva completou de cabeça. Na etapa final, Enzo Díaz cometeu pênalti em Morelos, que converteu. Na comemoração, Cardona provocou Ferraresi, recebeu o segundo amarelo e foi expulso, deixando o Nacional com um a menos.

Com a superioridade numérica, o São Paulo pressionou, mas parou em Ospina e perdeu boas chances com Ferreira e Luciano. A igualdade levou a disputa para os pênaltis. Rafael defendeu a cobrança de Uribe e manteve o time vivo. Lucas, Luciano e Enzo Díaz marcaram para o Tricolor, enquanto Campuzano, Morelos e Tesillo fizeram para os visitantes.

Na série alternada, Hinestroza acertou o travessão, e Cédric Soares converteu a batida decisiva, garantindo a festa no Morumbis. O São Paulo agora aguarda o vencedor de LDU x Botafogo, que se enfrentam na quinta-feira (21), no Rio de Janeiro.

Foto: Mateus Lotif/Fortaleza

Enquanto o São Paulo avançou, o Fortaleza deu adeus à Libertadores. O Leão do Pici foi derrotado por 2 a 0 pelo Vélez Sarsfield (ARG) no estádio José Amalfitani e eliminado da competição.

Após o empate sem gols na ida, o time argentino aproveitou o mando de campo e o gramado pesado pela chuva. Maher Carrizo abriu o placar aos sete minutos, desviando cruzamento da direita. Aos 28, Tomás Galván ampliou após erro da defesa tricolor.

No segundo tempo, o técnico Renato Paiva promoveu alterações ofensivas e o Fortaleza até levou perigo em chutes de Prior e Alanzinho, mas parou em Marchiori e na sólida defesa do Vélez. Sem reação, o time brasileiro se despediu da competição e volta atenções ao Brasileirão, onde luta contra o rebaixamento.

Foto: Marina Garcia/Fluminense

Pelo Maracanã, o Fluminense confirmou a classificação às quartas de final da Copa Sul-Americana ao vencer o América de Cali (COL) por 2 a 0, fechando o confronto em 4 a 1 no agregado.

Kevin Serna abriu o placar aos 22 minutos do primeiro tempo, após receber lançamento de Hércules. No segundo tempo, Martinelli ampliou em cruzamento de Canobbio, aos 11 minutos.

O time de Fernando Diniz dominou a partida, controlou a posse de bola e não deu chances ao adversário. O público de 36.368 torcedores empurrou o Flu, que agora espera o chaveamento da próxima fase.

Com as definições da noite, o futebol brasileiro mantém representantes fortes nas duas competições continentais. São Paulo e Fluminense seguem vivos, enquanto o Fortaleza se despede do sonho internacional em 2025.

 

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

 

Leia mais

Vic Lopes termina etapa do Mundial em 5º lugar em etapa de Vôlei de Praia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *