Dupla volta para o MS com três medalhas de Sul-Americano

Mato Grosso do Sul tem três ouros garantidos nos Jogos Escolares Sul-Americanos, dois do atletismo e um do judô. O dono da dobradinha é Yuri Benites, 14 anos, de Amambai – a 340 km da Capital. A terceira medalha é de Giovani Ferreira, 14 anos, de Campo Grande. A dupla se juntou à seleção brasileira para representar o país em Assunção, Paraguai, na competição que termina hoje (4).

O menino da Escola Municipal Polo Indígena Mbo’Eroy Guarani Kaiowá, da Aldeia Amambai, levou a melhor no lançamento de dardo e arremesso de peso. Com isso, fechou o ano com chave de ouro, já que em Blumenau consagrou-se bicampeão na primeira modalidade e foi ouro no revezamento 4×75 com o restante da equipe. Hoje, lidera o ranking sub-16 em sua modalidade principal, com a marca de 58 metros e 35 centímetros.

O judoca da Funlec foi ouro na categoria leve (até 48 kg), após vencer um equatoriano na final. Seu técnico, Clayton Rojas, acompanhou a luta. “Ele jogou de tomoe nage [atacar o oponente pelo alto e o derrubar em uma rolagem para trás]. Foi um golpe muito bem executado. Ele conseguiu impor o ritmo durante a luta e com isso conseguiu executar o ippon [golpe perfeito]”, conta.

Ele voltou do sul do país com um bronze, e agora, fechou o ano com uma medalha continental. “O que fez ele se destacar foi a vontade de querer o título que ele ainda não tinha, além de ser a última competição do ano. Ele é uma promessa. Ano que vem vamos continuar trabalhando, porque ele vai subir para a sub-18. Vamos tentar colocar ele na seleção principal”, completa o sensei.

Os atletas foram convocados após serem campeões em suas respectivas categorias nos Jogos Escolares Nacionais promovidos pela CBDE (Confederação Brasileira de Desporto Escolar), em agosto deste ano. Ambos viajam pela primeira vez para fora do país. Giovani se juntou aos outros 15 judocas (um de cada categoria de peso) e Yuri aos outros 33 companheiros do atletismo.

(Texto: Danielle Mugarte)

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.