Ciclista de MS festeja vice e pódio da equipe na Volta do Grande ABC

Fotop/FPCiclismo
Fotop/FPCiclismo

Hexacampeã Luciene Ferreira ajudou companheira de time a levar o título

A sul-mato-grossense Luciene Ferreira foi um dos destaques da Volta Ciclística Internacional do ABC, uma das principais provas do calendário nacional, realizada no fim de semana. Ela foi a segunda colocada no feminino e fez a dobradinha com sua parceira de equipe.

A Elite feminina pedalou apenas no circuito de 2,7 km montado na Avenida Prefeito Valdírio Prisco, em Ribeirão Pires (SP). Após começo bastante acirrado, a paranaense Ana Paula Polegath, 32 anos, e Luciene Ferreira, 36, escaparam e não conseguiram ser alcançadas pelas adversárias. No fim, Ana, incentivada pela companheira de equipe, cruzou a linha em primeiro lugar, e entrou para a lista de grandes campeãs da competição.

“Muito feliz com essa vitória. Eu e minha companheira de equipe (Luciene) escapamos e, no fim, ela me disse para ‘ir lá e vencer’. Foi muito importante, uma vez que tive um acidente sério na semana passada e estava preocupada com o retorno”, afirmou Ana Paula, nascida em Guarapuava, a 256 km de Curitiba, em entrevista à organização do evento, após a prova. “Mas fiquei muito grata de voltar a treinar e competir. Sem contar que saio daqui com esse resultado tão importante”, acrescentou a atleta.

Ana Paula, da Team Cycling Unifunvic/Pindamonhangaba-SP, completou as voltas no circuito com o tempo de 1h33min12seg, um pouco à frente de sua companheira de equipe e maior vencedora da Volta do ABC, Luciene Ferreira. Da equipe de Indaiatuba-SP, Lutécia Massotti, fechou o pódio com a terceira colocação. Ao todo, o evento reuniu cerca de 500 ciclistas de em pelo menos quatro categorias.

Primeiro título de Luciene foi aos 20 anos

“Ótimos resultados para nossa equipe na tradicional Volta do Grande ABC, prova em que venci por 6 vezes, hoje [domingo] a vitória ficou em casa novamente com Ana Paula”, postou a coxinense, em sua rede social.

“Conquistamos o 1° e 2° lugar na Elite feminina, e 1° na Sub-23. Parabéns às minhas companheiras de equipe, Ana Paula e Gabi Souza, por todo trabalho realizado”, prosseguiu a sul-mato-grossense. O primeiro título de Luciene foi na edição de 2005, com apenas 20 anos. Depois faturou as provas em 2009, 2012, 2013, 2015, e 2017.

A Volta do Grande ABC, como é conhecido o evento, voltou após um ausência de dois anos em razão da pandemia de COVID. As categorias Elite, Sub-23 e Master Open, todas masculinas, percorreram as cidades da região. A novidade ficou por conta da largada em Ribeirão Pires, em vez do tradicional início no distrito de Paranapiacaba, vetado pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem) para esta edição. (Texto: Luciano Shakihama)

Leia matérias do caderno impresso

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *