Briga entre técnicos de vôlei volta a tona após 15 anos

do Sesc-RJ, Bernardinho descartou uma possível reconciliação com o técnico da seleção feminina de vôlei, José Roberto Guimarães. O assunto veio à tona na quarta-feira (25), no “Programa do Bial”, depois de 15 anos da fatídica briga que sucedeu os Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004.

O atrito entre os principais treinadores de vôlei do país tem sido alimentado por declarações atravessadas à imprensa e envolve a ex-levantadora Fernanda Venturini, casada com Bernardinho e treinada por Zé Roberto nos Jogos de Atenas. Desde então, os treinadores, que já chegaram a jogar juntos, têm se limitado a cumprimentos protocolares.

O clima ruim da seleção feminina começou a vir a público depois da derrota histórica para a Rússia em 2004, quando o time de Zé Roberto ganhou fama de “amarelão” por permitir uma virada após desperdiçar quatro match points no quarto e decisivo set.

Entre as jogadoras e comissão técnica do time, se espalharam rumores de que Fernanda levava ao marido Bernardinho DVDs de jogos da equipe para que ele apontasse possíveis erros. A atitude da atleta desagradou Zé Roberto.

Dez anos depois, em entrevista ao “Esporte Espetacular”, Zé Roberto garantiu que a paz estava selada entre a dupla.

Bernardinho não havia comentado a declaração do colega, até ser questionado por Pedro Bial e atiçar um atrito que parecia apaziguado: “Ficou [azedo o negócio]. A admiração pelo profissional é indiscutível. Só posso elogiar e reconhecer. Mas houve um fato pessoal e uma acusação pública. E, para mim, as coisas têm limites. Discussões e desacordos podem acontecer, mas quando você coloca em dúvida o caráter da outra pessoa…”.

Bernardinho é considerado o treinador mais vitorioso do vôlei brasileiro. Em 24 anos no comando das seleções (16 deles na masculina) ele foi bicampeão olímpico, tricampeão mundial, tricampeão da Copa do Mundo e oito vezes campeão da Liga Mundial. Já Zé Roberto entrou para a história do vôlei nacional por ter sido três vezes campeão olímpico, uma com a seleção masculina e duas com a feminina.

Procurado, Zé Roberto não respondeu o pedido para comentar a declaração de Bernardinho. (Texto: Jean Celso com informações do Uol)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *