Atletas brasileiros brilham na primeira etapa da Liga Mundial de Skate Street (SLS) em Chicago, nos Estados Unidos. Na categoria feminina, a atual campeã mundial Rayssa Leal garantiu o primeiro lugar, seguida pela japonesa Momiji Nishiya e a holandesa Roos Zwetloot, neste sábado (29/4).
Já na categoria masculina, Kelvin Hoefler conseguiu virar o jogo na última manobra em cima do veterano Ryan Decenzo, levando o título em Chicago, com Nyjah Huston ficando em terceiro.
A competição deste ano apresentou algumas mudanças nas regras, como a redução de oito para seis skatistas na final e a eliminação das eliminatórias.
A australiana Chloe Covell, de apenas 12 anos, conseguiu uma volta impecável e pressionou a brasileira Rayssa Leal, que estreou com a nota 7,6 antes das manobras finais, usando manobras como um backside smith e backside tailslide. Rayssa, então, conseguiu um 8,4 em sua última manobra e conquistou o título da etapa com 31,4 pontos, mantendo sua hegemonia na competição após ter vencido todas as quatro etapas do ano passado.
Na categoria masculina, Kelvin Hoefler e Felipe Gustavo representaram o Brasil. Ao todo, 20 atletas participaram de quatro baterias nas semifinais.
Ryan Decenzo assumiu a liderança com 8,7 pontos depois de acertar duas linhas perfeitas, seguido por Jagger Eaton com 8,6. Kelvin Hoefler conseguiu um 8,9 na primeira manobra e um 9 na segunda, enquanto Felipe Gustavo encarou o maior obstáculo para impressionar os juízes e fazer a primeira manobra na casa dos 9 pontos, mas caiu nas outras tentativas. A decisão ficou restrita ao brasileiro Kelvin Hoefler, Decenzo e Nyjah Huston. Hoefler arriscou tudo na última tentativa, fez outro 9 e levou o título.
O Brasil teve uma atuação dominante na primeira etapa da Liga Mundial de Skate Street, com dois campeões e uma vice-campeã. Com o desempenho mostrado pelos skatistas brasileiros, o país pode ser considerado um dos favoritos para as próximas etapas da competição.
Próximas etapas
O campeonato possui 4 etapas, sendo a de Chicago a abertura do evento. Após isso, a competição continuará em Tóquio no Japão no dia 12 de agosto e depois, em Sydney na Austrália sem data prevista. Antes da realização da última etapa, o Super Crown, haverá em junho, na cidade de Roma (ITA) o ínicio do Circuito da World Skate, valendo pontuação para a temporada olímpica de 2024.
Confira a transmissão ao vivo dos campeonatos da Liga Mundial de Skate no Canal Oficial da SLS no Youtube.