Candidatos também podem contestar reprovação da justificativa de ausência no Enem 2024 até as 23h59
Termina às 23h59 desta sexta-feira (16) o prazo para quem teve o pedido de isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 negado pelo Inep entrar com recurso contra a decisão. O mesmo prazo vale para candidatos que faltaram ao Enem 2024 e tiveram a justificativa de ausência reprovada.
A interposição dos recursos deve ser feita exclusivamente na Página do Participante do Enem. Segundo o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os resultados provisórios foram divulgados na segunda-feira (12).
Para recorrer, os participantes devem anexar nova documentação que comprove o direito à isenção ou justifique a ausência na última edição. Todos os arquivos devem conter nome completo, estar datados e assinados, nos formatos PDF, PNG ou JPG, com no máximo 2 MB. Documentos autodeclaratórios ou emitidos por responsáveis não serão aceitos.
Quem pode pedir isenção da taxa:
- Alunos da 3ª série do ensino médio em escola pública em 2025;
- Quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
- Pessoas em situação de vulnerabilidade inscritas no CadÚnico, com renda familiar de até três salários mínimos ou renda per capita de até meio salário mínimo;
- Participantes do programa federal Pé-de-Meia.
Já para justificar ausência no Enem 2024, são aceitos documentos que comprovem situações como internação médica, assalto, acidente de trânsito ou falecimento na família, entre outras.
Os resultados finais dos recursos serão divulgados na próxima terça-feira (20). Quem tiver o pedido negado deverá pagar a taxa de inscrição do Enem 2025 entre os dias 26 de maio e 6 de junho. As provas estão marcadas para os dias 9 e 16 de novembro.
Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook e Instagram