Na última quinta-feira do mês de abril (27), a Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS) inaugurou a nova reforma da Escola Estadual Maria Constança Barros Machado, localizada no Bairro Amambaí, em Campo Grande. A escola que passou a ser de Ensino em Tempo Integral desde 2017, é considerada patrimônio histórico No estado de MSl na década de 90 por ser projetada pelo arquiteto carioca Oscar Niemeyer (1907-20212).
A escola recebeu uma restauração que durou aproximadamente 2 anos, que incluiu a adequação da edificação às normas vigentes de proteção contra incêndio e pânico, proteção contra descargas atmosféricas e vigilância sanitária, bem como a construção de novos blocos e equipamentos, incluindo uma quadra poliesportiva e um novo refeitório com portas de vidro e ar-condicionado. O investimento total para a restauração e novos equipamentos foi de mais de R$10 milhões.
Entre as novidades da escola, o instituto passou a atender alunos do ensino fundamental da 6° série até o 9°. Até o ano de 2017, a escola atendia apenas alunos do ensino médio. Durante o período de restauração, a escola se alocou para um novo espaço, localizado na avenida Rui Barbosa, até a data de inauguração da reforma.
Sobre a escola
Inaugurada em 1954, A escola recebe o nome em homenagem a uma das diretoras da escola, Maria Constança que dirigiu a instiução na decada de 40 e era nomeada como “Ginásio Estadual Campo-Grandense”. A instituição é chamada pelos estudantes carinhosamente pelas siglas “MCBM”, que é considerada uma obra tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual por causa de sua arquitetura singular. Com uma arquitetura bem desenvolvida, a escola possui características marcantes, onde a fachada da escola faz referência a um livro aberto, o paliteiro em frente a quadra um giz de quadro e o corredor central uma régua.
Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.
Estudei neste Colégio em 1960 até o Colegial,na época.Era considerada a melhor escola em termos de Ensinamento.Tinha admissão e eu vinha de Terenos,diariamente,numa jardineira.La tive grandes Mestres que me prepararam pro curso Superior.Cesar Maksoud.Rosa Melke,frof Glorinha,pd.Agreiter,Rui Pimentel,etc,etc.Tinha orgulho deste Colégio. Sou médica,prof aposentada da UFMS,do Curso de Medicina.Saudades daquele tempo. 🙏🙏🙏
A escola não foi inaugurada em 1954, mas sim em 1 de março de 1955, dando início ao ano letivo daquele ano, com o nome de Colégio Estadual Campo grandense !! Em 1954 ele ainda funcionava no prédio do atual Joaquim Martinho, na av. Afonso Pena !! Fica o registro de quem vivenciou, participou e testemunhou esse acontecimento histórico !!
Fui aluno do MCBM por três anos,1981 (vesp) a 82 e 83 (noturno), do curso Básico em Saúde. Ambem frequentei o “colégio estadual” quando minha avó, dona Guiomar, foi seladora. De minhas lembranças tenho a imagem do cadeirão de cultura na nova capital do recente estado de Mato Grosso DO SUL, Por onde andam todos os companheiros de Handbol?
Por acaso a escola foi demolida e construída de novo para ter um custo superior a R$ 10 milhões!
Que absurdo