Projeto doará 50% da venda de prato especial à economia solidária

Prato escolhido é o nhoque e o que for arrecadado será doado ao Asilo São João Bosco - Foto: Divulgação
Prato escolhido é o nhoque e o que for arrecadado será doado ao Asilo São João Bosco - Foto: Divulgação

Valor será destinado à instituição que atende cerca de 90 idosos na Capital

 

Unir gastronomia e solidariedade tem sido uma receita eficaz para fortalecer ações sociais e envolver a iniciativa privada em causas coletivas. Em Campo Grande, o projeto Território do Bem reverte parte da renda de um prato exclusivo para apoiar instituições locais. Na edição atual, metade do valor arrecadado é destinado ao Asilo São João Bosco, que atende cerca de 90 idosos em situação de vulnerabilidade.

O prato da vez — nhoque de batata dourado na manteiga, servido com molho cremoso de cogumelos confit, demi-glacê, parmesão e creme de leite fresco, acompanhado de dois escalopes de mignon — foi desenvolvido pela chef Bruna Lopes, que trouxe uma motivação pessoal para a escolha da instituição.

“Passei minha infância cozinhando com minha avó. Eu era a neta que ajudava em tudo, e nós tínhamos uma ligação muito forte. Por isso, escolhi o Asilo São João Bosco assim que soube do convite. Além de significado afetivo, o nhoque marca o começo da minha carreira: em 2017, iniciei uma empresa de massas artesanais produzindo nhoque em casa. Hoje, como criadora de conteúdo e consultora gastronômica, continuo espalhando receitas e boas histórias”, conta.

A cada edição, o projeto convida um chef ou entusiasta da gastronomia a criar uma receita e indicar uma instituição. “O Território do Bem surgiu do desejo de retribuir à sociedade o apoio que recebemos em 15 anos de atuação em Campo Grande”, afirma Diogo Wendling, proprietário do restaurante Território do Vinho, idealizador da iniciativa. Ao todo, 20 organizações já foram apoiadas.

Para a presidente do Asilo São João Bosco, Isis Magalhães, o impacto da ação vai além do valor arrecadado. “Ficamos imensamente felizes em sermos escolhidos por essa ação social. Iniciativas assim nos lembram que a solidariedade é ainda mais saborosa quando nasce do comércio. Cada vez mais as empresas reconhecem seu papel social, e o montante arrecadado fará grande diferença para os nossos idosos”, avalia.

O prato especial está disponível até o dia 31 de maio, por R$ 98. O restaurante funciona de segunda a sábado, no almoço e jantar, e aos domingos apenas no almoço.

A iniciativa alia gastronomia e responsabilidade social, promovendo a circulação de recursos financeiros no comércio local com impacto direto em áreas essenciais da assistência social. O prato ‘Nhoque do Bem’, criado pela chef Bruna Lopes, é comercializado por R$ 98, e metade desse valor é revertido para manutenção das atividades do asilo, que depende majoritariamente de doações para seu funcionamento.

De acordo com o proprietário do restaurante, Diogo Wendling, o projeto visa reforçar o papel social das empresas no contexto econômico regional, estimulando uma relação mais integrada entre comércio e comunidade. “Ao longo dos 15 anos do Território do Vinho, percebemos a importância de retribuir o apoio que recebemos, gerando valor social e econômico por meio de parcerias que fortalecem a cidade”, explica Wendling.

Para Isis Magalhães, presidente do Asilo São João Bosco, que completou 102 anos em 2025, a iniciativa representa um apoio fundamental para a continuidade dos serviços prestados aos cerca de 90 idosos acolhidos pela instituição. “Esse tipo de parceria é essencial para a sustentabilidade financeira do asilo, que depende de 70% de doações da população, além do Fundo Municipal do Idoso”, ressalta.

Além de fomentar o consumo consciente e a solidariedade, o projeto contribui para a economia local, movimentando o setor gastronômico e incentivando a geração de valor compartilhado. A receita especial da chef Bruna Lopes traz elementos que remetem à tradição familiar e valorizam a produção artesanal, com nhoque de batata, molho de cogumelos e escalopes de mignon.

O prato ‘Nhoque do Bem’ está disponível para consumo no restaurante até 31 de maio, em horário de almoço e jantar, na Rua Euclides da Cunha, 485, em Campo Grande.

 

Por Djeneffer Cordoba

Confira as redes sociais do Estado Online no Facebook Instagram

 

Leia mais

Receita Federal libera consulta ao maior lote de restituição do I.R da história nesta sexta-feira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *