Leite, ovos e margarina lideram falta nos supermercados do país

leite - ovos - margarina
Arquivo/OEMS

Índice de ruptura da Neogrid aponta redução na oferta desses itens

Um consumidor que vai ao supermercado hoje para comprar cem produtos deve sair de lá sem achar 11 itens como leite, ovos, e margarina. O cálculo ilustra o indicador de ruptura da Neogrid, empresa de software especializada em cadeias de suprimento, que desde o ano passado vem apontando a falta de produtos nas gôndolas.

O patamar já superou a marca de 20% após a chegada do coronavírus, mas a linha dos 11% em que vem se mantendo desde abril ainda é considerada alta, segundo a empresa.

O problema pode ser atribuído a fatores que variam desde a falta de matéria-prima agravada na pandemia até questões climáticas. Inflação costuma ser outro aspecto responsável pela ruptura de produtos nos supermercados porque altera as negociações entre indústria e varejo.

Levando em consideração os critérios adotados pela Neogrid para esse ranking, que é desenvolvido desde 2015, os dez produtos que mais faltaram nas gôndolas para o consumidor foram: leite longa vida (20%), bebidas à base de soja (19%), proteína de soja (18%), ovos de aves (17%), margarina (13%), açúcar (12%), massa (12%), leite em pó (11%), requeijão (11%) e conhaque (11%).

“Em edições anteriores, percebemos que o brasileiro buscava itens mais em conta para sua lista de compras. Era o caso, por exemplo, do ovo que, de certa forma, servia como opção à carne bovina. Hoje, vemos que mesmo esse tipo de produto substituto começa a aparecer no índice de ruptura nacional”, explica Robson Munhoz, CCSO (Chief Customer Success Officer) da Neogrid.

Estabilidade é a palavra que mais representa o comportamento do índice dos últimos períodos. De abril a julho, a maior diferença foi de 0,11%, registrado entre abril e maio. No restante dos meses, a ruptura praticamente se manteve no mesmo patamar, na casa dos 11%.

“Se alguém for a um supermercado para comprar 100 produtos, em média, ele não vai achar 11. É o que indica o estudo na prática. Uma série de fatores, que vão desde problemas climáticos até a falta de matéria-prima, influencia nessa estatística”, revela Munhoz.

Destaques recorrentes

Ovos de aves, margarina e leite longa vida são produtos que têm aparecido com uma certa recorrência como destaques negativos no índice de ruptura. No levantamento passado, por exemplo, os ovos tiveram o 5º maior índice.

Nesse, aparecem na quarta posição. Com uma porcentagem parecida nos dois períodos analisados, crescimento de apenas 0,37% em julho, a margarina se manteve no meio da tabela. Por fim, mesmo diminuindo a porcentagem, que foi de 21% para 20%, o leite aparece como o produto que mais sofreu com a ruptura.

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