Pesquisa aponta MS como um dos estados que mais gera empregos no Brasil

Mato Grosso do Sul teve crescimento de 2,6% em comparação ao último sendo de 2011. 

Fotos: Marcos Maluf
Mato Grosso do Sul teve crescimento de 2,6% em comparação ao último sendo de 2011. Fotos: Marcos Maluf

Mato Grosso do Sul está entre os principais estados que mais geram empregos no Brasil. Os dados foram divulgados na manhã de hoje (14), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), que indicam crescimento de 2,6% em comparação ao mês de abril de 2011. 

Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), o estado de Mato Grosso do Sul é o único do Centro-Oeste que está nas cabeças do ranking, onde se encontra na 4º colocação na geração de serviços. Os outros Estados brasileiros é o Rio de Janeiro, que apresentou crescimento de 4,8%, seguido por Minas Gerais (4,6%), Bahia (6,8%) e Paraná (7,4%)

Segundo os dados, esse é o segundo avanço em sequência após a queda na geração de empregos registrada em fevereiro de 2022 (-1,3%). Em relação a abril do ano passado, o volume de serviço avançou em 7,2%. O acumulado nos últimos 12 meses chegou a 10,6% e no primeiro quadrimestre acumulou alta de 7,9%.

Ainda de acordo com o IBGE, essa alta teve grande relevância nas atividades turísticas que cresceram 2,5% em abril, acumulando crescimento de 51,3% no ano. Porém, o segmento de turismo ainda se encontra 3,4% abaixo do patamar registrado em fevereiro. 

Já o volume de transportes de cargas apontou um ligeiro decréscimo de 0,1% em abril deste ano, após alta de 11,1% acumulado entre outubro e março deste ano. Mesmo assim, o segmento continua operando muito próximo de -0,1% do ponto mais alto da série, alcançado em março de 2022. Em relação ao nível pré-pandêmico, o transporte de cargas está 23,1% acima da comparação de fevereiro de 2020.

 

Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *