Com presidente do Paraguai, 1º secretário da ALEMS visita obras da Ponte Bioceânica

Presidente do Paraguai visita obras da ponte da Rota Bioceânica
Presidente do Paraguai visita obras da ponte da Rota Bioceânica

Acompanhado pelo presidente do Paraguai, Santiago Peña, e pelo prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, o 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Paulo Corrêa (PSDB), vistoriou, nesta sexta-feira (10), as obras da Ponte Bioceânica, localizada entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta.

A construção está em um estágio avançado, com 40% de execução, e é projetada para impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região. Além disso, visa facilitar a integração entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, e melhorar a logística de exportação para o continente asiático, principal consumidor das nossas mercadorias.

Paulo Corrêa expressou sua satisfação com o andamento da obra, a qualidade da megaestrutura e o cumprimento cronograma de execução. “Estamos totalmente comprometidos com a conclusão da ponte, pois ela trará inúmeros benefícios para a população sul-mato-grossense. Este é um marco na história de Mato Grosso do Sul e promoverá o crescimento econômico em diversas áreas. A Rota Bioceânica é a nossa prioridade número um”, afirmou.

Ao ser concluída, a ponte deverá reduzir as distâncias, gerando uma diminuição considerável nos custos de transporte para diversas cadeias produtivas, o que promoverá mais competitividade aos produtos locais. Isso, por sua vez, atrairá novos investimentos privados e contribuirá para a geração de mais empregos e renda.

“Revisamos o andamento da construção da ponte que ligará os municípios de Carmelo Peralta e Porto Murtinho, no âmbito do Corredor Rodoviário Bioceânico. Avançamos com determinação para posicionar o Paraguai como centro logístico da região”, publicou o presidente Santiago Peña nas redes sociais, em registro ao lado de Paulo Corrêa.

A obra está sendo executada pelo consórcio PYBRA, com investimentos da Itaipu Binacional, que totalizam US$ 100 milhões, aproximadamente R$ 500 milhões. A previsão é que seja concluída no primeiro semestre de 2025.

A ponte terá 1294 metros de comprimento, um vão livre de 340 metros sobre o Rio Paraguai e uma altura de 30 metros para garantir a navegabilidade hidroviária. A passarela internacional terá como destino os portos chilenos de Mejillones, Antofagasta, Tocopilla e Iquique.

Também acompanharam a visita técnica a ministra do Obras Públicas e Comunicações do Paraguai, engenheira Claudia Centurión, o presidente da Câmara Municipal de Porto Murtinho, vereador Elbio Balta, e a vereadora Regina Heyn.

Leia mais: 1º Secretário participa de reunião sobre desafios do agronegócio com a Rota Bioceânica

1º Secretário participa de reunião sobre desafios do agronegócio com a Rota Bioceânica

Acesse as redes sociais do O Estado Online no Facebook Instagram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *