Bug digital tira do ar Facebook, WhatsApp e Instagram em um dia

WhatsApp imagem
Foto: Valentin Manieri

Falhas no envio de mensagens e no carregamento de postagens entre os problemas

Todos os aplicativos gerenciados pelo Facebook apresentaram instabilidade nessa segunda-feira (4). WhatsApp, Instagram e o próprio Facebook não funcionaram em todo o mundo. O DownDetector, site que monitora reclamações de usuários, registrou pico de queixas por volta das 11h50 (de MS). A volta do sistema só foi percebida após as 18h – mais de cinco horas sem os serviços.

No Twitter, o Facebook disse que está ciente das falhas que atingiram os usuários e que está trabalhando para estabelecer os servidores novamente. O termo “WhatsApp” já é o assunto mais comentado no Brasil e, claro, a internet já está fazendo memes com o acontecimento.

Sem as três principais redes sociais da atualidade, alguns negócios em Mato Grosso do Sul relataram problemas. É por meio do Instagram, Facebook e WhatsApp que muitos empreendimentos prospectam e fidelizam seus clientes, além das relações de compra e venda que são executadas por intermédio do meio digital. Sem essa possibilidade, foram relatados prejuízos.

“É meio desastroso, pois eu tinha ficado de enviar um link de pagamento para um cliente quando o WhatsApp parou de funcionar. Sem contar na dificuldade de comunicação”, relata Alexandre Nogueira, revendedor de uma marca de tintas.

Surian Magalhães, proprietária de uma loja de cosméticos, afirma que 80% das vendas são feitas pelas plataformas virtuais em Ponta Porã.

“Estava finalizando uma venda quando o WhatsApp falhou e eu achei que era um problema com o meu celular, então liguei e desliguei, reiniciei o wi-fi e nada”, comentou. WhatsApp afirmou que “está investigando o motivo dessa instabilidade” e que irá “compartilhar novidades” assim que tiver completado a investigação.

Em seu perfil oficial no Twitter, o app de mensagens completou que “está ciente de que algumas pessoas estão enfrentando problemas com o WhatsApp no momento”. “Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal e enviaremos uma atualização aqui assim que possível”, afirmou. O Facebook também usou o Twitter para se posicionar sobre a situação.

“Estamos cientes de que algumas pessoas estão tendo problemas para acessar nossos aplicativos e produtos.

Estamos trabalhando para que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível e pedimos desculpas por qualquer inconveniente”, disse a empresa.

Erro 5XX

A mensagem de erro exibida ao tentar acessar o WhatsApp pelo computador é “5xx Server Error”, código que indica que o problema foi causado pelo servidor. Nesse tipo de erro, o servidor HTTP não consegue completar a solicitação do usuário e, por isso, não tem como exibir aquilo que ele está querendo acessar.

(Texto de Bruno Arce)

Confira mais notícias do jornal impresso. 

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.