Afinal de contas, quantas pessoas verão o seu anúncio?

* Eduardo E. Karmouche

Quando estiver falando com alguém através de um anúncio, de uma PRD-Publicidade de Resposta Direta, de um comercial na TV ou no rádio, através de uma mídia social ou até fazendo uma solicitação por telefone. Não importa o meio de comunicação com os seus potenciais clientes…Será uma comunicação “um a um”.

Se você publica um anúncio no jornal que chega a 1 milhão de pessoas. Ou anuncia em comerciais de TVs que são vistos por 3 milhões de pessoas ou envia 1 milhão de PRD- Publicidade de Resposta Direta ou qualquer outra forma de comunicação.

Apenas uma pessoa de cada vez ouvirá, verá ou lerá o seu anúncio.

Então por que tantas empresas insistem em falar para as massas?

Quando, na verdade, eles estão conversando com um milhão de indivíduos. Sendo que uma pessoa de cada vez?

Se você deseja que o seu cliente acredite que você está realmente e sinceramente falando pessoalmente com ele. Não faz mais sentido falar no formato um a um com ele?

Ao adotar a minha abordagem intimista. Você abandonará o seu estilo “metido” de comunicação e substituirá por uma comunicação que será ao mesmo tempo sincera, natural, honesta, crível e fluente. Tente está experiência. Ela irá chocá-lo.

Anote o que você quer transmitir através de um anúncio ou de uma PRD- Publicidade de Resposta Direta ou através de um comercial ou de uma apresentação de vendas. Em seguida, registre as ideias em um gravador. A tentativa falada será muito mais natural e sincera. Por quê?…Honestamente não sei.

Talvez seja porque sentimos que a nossa redação esteja sendo julgada ou porque somos inibidos. Só sei que quanto mais o seu marketing se assemelhar ao fluxo natural falado de comunicação. Mais eficaz e mais bem-sucedido este será.

Escreva usando o seu coração. Não se preocupe terrivelmente sobre a estrutura ou estilo ou até mesmo sobre a ortografia gramatical. Diga ao leitor, ouvinte ou telespectador o que você quer transmitir e por que você realmente acredita no que está fazendo.

Diga sobre a certeza e a confiança que você tem sobre os seus produtos ou serviços e sobre os benefícios que você acredita que poderá fornecer aos seus clientes.

Sempre que possível, introduza o elemento humano, personalizado em suas campanhas de marketing. Pessoalmente reconhecendo os pontos de vista dos seus clientes. Não fazendo com que os seus anúncios sejam muito sérios ou até medicinais. Pratique a abordagem coloquial, com uma abordagem de um-à-um. Fale extemporaneamente sobre os seus pensamentos como se alguém estivesse sentado do outro lado da sala.

Lembre-se deste ponto: Mesmo que o seu anúncio ou comercial seja ouvido, lido ou visto por 5.000.000 de pessoas. Ainda assim, será recebido por uma pessoa de cada vez. Então, fale com eles como indivíduos…não como uma MULTIDÃO.

Também será importante evitarmos as grandes armadilhas de marketing ao nos concentrarmos sobre algumas coisas que deverá evitar a qualquer custo. Sobre alguns pontos que será preciso acrescentar um olhar novo.

Então, aqui está uma pequena revisão abreviada do que você nunca deverá fazer em suas campanhas de vendas:

NUNCA decida sobre como o seu mercado responderá. Sempre analise a sua estratégia de marketing através de um teste com o seu mercado;

NUNCA faça uma oferta que não contenha um título, manchete e cabeçalho (ou o seu equivalente) que desenvolva os benefícios, as vantagens, um caso poderoso, uma garantia e até uma oferta específica. E, por fim, uma chamada direta para a ação;

NUNCA se esqueça de que os seres humanos precisam ser reconhecidos como sendo especiais e tem uma necessidade intrínseca de serem liderados;

NUNCA deixe de analisar quantas opções diferentes de marketing que você poderá usar de maneira rentável ao mesmo tempo;

Teste várias abordagens, analise os resultados e sempre deixe com que o seu mercado diga exatamente o que fazer e o que deixar de fazer. O seu mercado NUNCA mentirá para você, principalmente se você perguntar a opinião dos seus clientes, certo?

Contato com o autor pelo email [email protected]

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