A terceira e última Superlua do ano aconteceu nesta quinta (11) e pode ser vista em todo o Brasil. Consequentemente, a população de Mato Grosso do Sul também conseguiu observar o fenômeno a olho nu, sem a ajuda de equipamentos.
Na verdade o termo Superlua não é tão utilizado por astrônomos, mas significa que a Lua irá parecer maior e mais brilhante que o normal, já que ela vai estar mais perto do perigeu, o ponto mais próximo da Terra na sua órbita. Essa Superlua é a terceira que ocorre em 2022, a primeira foi a Superlua de Morango, em junho e a Superlua dos Cervos, em julho.
O fenômeno vai durar até a manhã de sábado, com o ápice da Superlua acontecendo amanhã (12), então se você estiver interessado em ver o fenômeno pela última vez neste ano, é morador em Mato Grosso do Sul e viu que as condições climáticas colaboraram em apreciar esse fenômeno, a dica é começar a observar o céu entre 17h40 ou 18h ou então, já começar a esperar o fenômeno logo após o Sol se pôr e a Lua começar a emergir no horizonte. Esse seria o momento ideal para observar o brilho do satélite natural da Terra.
Essa Superlua que ocorreu nesta quinta (12), na verdade se chama Lua de Esturjão. O nome é relacionado à época em que esse peixe é encontrado em grande quantidade nos Grandes Lagos da América do Norte, localizados entre o Canadá e os Estados Unidos e foi criado por nativos que moravam no nordeste dos EUA.
Leia mais: Superlua de morango pode ser apreciada na noite desta terça-feira
Acesse também as redes sociais do O Estado Online no Facebook e Instagram.