Semana em MS começa com alerta para onda de calor intensa com temperaturas acima dos 35ºC

|Foto: Marcos Maluf
|Foto: Marcos Maluf

Neste início de semana, Mato Grosso do Sul enfrenta uma onda de calor que levará as temperaturas a níveis extremos. Com máximas atingindo os 36ºC, o Estado está em alerta meteorológico, que pode persistir até o fim da tarde de quarta-feira (1º).

Em Campo Grande, a segunda-feira (29) amanheceu com o céu aberto e a temperatura, registrando mínima de 23ºC. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a máxima prevista é de 33ºC.

Para a região pantaneira, onde o calor deve ser sentido com mais intensidade, as máximas são ainda mais elevadas, chegando a 36ºC em cidades como Corumbá e Aquidauana, e 35ºC em Porto Murtinho e Coxim. No sul do Estado, as temperaturas não ficam muito atrás, com previsões de até 31ºC em Ponta Porã e 33ºC em Dourados.

Imagem: Reprodução/Inmet

Outras localidades também enfrentam o calor intenso nesta segunda-feira, com máximas de 32ºC em São Gabriel do Oeste e Costa Rica, 33ºC em Bonito e Paranaíba, 34ºC em Nova Alvorada do Sul, Água Clara, Maracaju e Três Lagoas, e 35ºC em Nova Andradina.

Segundo o Climatempo, esta é a quarta onda de calor do ano, sendo resultado da atuação de uma área de alta pressão que se formou em Mato Grosso do Sul e no Paraná. Essa área age como uma barreira, mantendo o ar seco e quente sobre a região, elevando ainda mais as temperaturas nos próximos dias. Esse bloqueio atmosférico dificulta a chegada de frentes frias, contribuindo para a persistência do calor intenso.

O calor acima da média e a presença do ar seco trazem diversos impactos à saúde e ao bem-estar da população. Por isso, recomendações como beber bastante líquido, umidificar os ambientes e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes e secos do dia são essenciais para minimizar os efeitos adversos desse clima extremo.

 

Com informações do Inmet e Climatempo.

Confira as redes sociais do O Estado Online no  Facebook e Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *