Trabalhadores que efetuaram consultas no sistema do Banco Central e descobriram que possuem dinheiro esquecido nos bancos podem começar a sacar a partir de segunda-feira (7).
O Banco Central divulgou o passo a passo para que pessoas físicas e jurídicas possam sacar os valores esquecidos em bancos e instituições financeiras. Os saques serão realizados por etapas e por meio de agendamento, sendo:
- De 07 a 11 de março: nascidos antes de 1968 ou empresas fundadas antes deste período;
- De 14 a 18 de março: pessoas nascidas entre 1968 e 1983 ou empresas fundadas nesse período;
- De 21 a 25 de março: pessoas nascidas a partir de 1984 ou empresa fundadas a partir deste ano.
A entidade também detalhou um passo a passo para a retirada do dinheiro esquecido:
Passo 1:
Acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e no período de saque informado na primeira consulta. Quem esqueceu a data pode repetir o processo, sem esperar o dia 7 de março.
Passo 2:
Fazer login com a conta Gov.br nível prata ou ouro. Se o cidadão ainda não tiver conta nesse nível, deve fazer logo o cadastro ou aumentar o nível de segurança no caso de contas tipo bronze no site ou no aplicativo Gov.br. O BC aconselha ao correntista não deixar para criar a conta e ajustar o nível no dia de agendar o resgate.
Passo 3:
Ler e aceitar o termo de responsabilidade.
Passo 4:
Verificar o valor a receber, a instituição que deve devolver o valor e a origem do valor a receber. O sistema poderá fornecer informações adicionais, se for o caso. A primeira etapa da consulta só informava a existência de valores a receber, sem dar detalhes.
Passo 5:
Clicar na opção indicada pelo sistema: